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Alimentação vegana: O que incluir no cardápio rico em proteínas?
Para quem deseja cortar alimentos de origem animal da dieta, conhecer substitutos ricos em proteína é fundamental. Saiba quais vegetais e grãos podem ajudar.
Alimentação vegana: Como garantir proteínas sem carne animal no cardápio. Veja aqui!
Saiba quais vegetais e grãos têm mais proteína. (Foto: Pixabay)

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, precisamos de no máximo 50 gramas de proteínas por dia. Mas quem não tem tempo para cozinhar, planejar melhor as compras ou nem pensa nisso? O importante é tentar incluir no cardápio mais alimentos ricos em proteína. O mercado já tem opções de proteína em pó, inclusive de origem vegetal para os veganos.

“Para quem não consome fonte de proteína animal, uma das opções é recorrer ao whey protein de origem vegetal – como os de arroz ou de soja, a proteína da ervilha e até de certos tipos de feijões. A proteína ajuda na recuperação dos músculos. É importante o equilíbrio nutricional, principalmente, se há uma intensa prática de exercícios físicos”, explica a nutricionista Kassiane Fagundes da @neonutri.

Todo atleta, amador ou profissional, que faça exercícios intensos, deve buscar a orientação de um nutricionista. No caso de esportes com triatlo e provas como Iron Man, esse acompanhamento deve ser ainda maior. “Mesmo vegetarianos que fazem uso da carne de soja precisam estar atentos para a garantia de proteína”, ressalta Kassiane.

No dia a dia, entre amigos, notamos que quem consome whey ptotein busca crescimento muscular ou definição. Kassiane Fagundes valida que o whey pode ser sim um grande aliado e destaca que ele também tem efeito antioxidante regenerativo e melhora a imunidade se consumido da forma correta.

Quer saber qual alimentos são uma boa fonte de proteínas?

Alimentos ricos em proteína

(Arte: Thrive Foward)

Baixe o guia com ilustrações que trazem indicações de porções, dicas de preparo e montagem das refeições.

Você já vai saber o que incluir na lista das próximas compras.

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