SAÚDE
“Mais alimentos orgânicos esse ano”. Saiba os benefícios desta mudança
Quando preferimos alimentos e produtos orgânicos, favorecemos nossa saúde e um novo sistema de produção com o manejo equilibrado do solo e de recursos não renováveis.
Benefícios de consumir orgânicos.
Opte por alimentos e produtos de produção orgânica, explicamos todos os motivos. (Foto: Shutterstock)

Com alimentos e produtos orgânicos

  • Evitamos problemas de saúde por consumo de sustâncias tóxicas;
  • Ganhamos mais sabor na comida (por isso muitos chefs preferem orgânicos);
  • Ajudamos a restaurar nossa biodiversidade (em vez de monoculturas);
  • Ajudamos a proteger a qualidade da água (os pesticidas contaminam lençóis freáticos);
  • Contribuímos indiretamente para a redução do aquecimento global (solo com substâncias químicas libera enorme quantidade de gás carbônico).

O Brasil lidera o ranking mundial de uso de agrotóxicos nas lavouras. Dados da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva) apontam que 70% dos alimentos in natura consumidos no país estão contaminados. Mais da metade dos agrotóxicos usados no Brasil hoje são banidos em países da União Europeia e nos Estados Unidos.

A exposição do nosso organismo a estes compostos químicos está associada ao desenvolvimento de tumores, cânceres hematológicos, além de certos efeitos sobre doenças neurodegenerativas e problemas no sistema reprodutivo (má formação, infertilidade, etc.), um estudo sobre o tema foi publicado na Australian Family Physician por Marc Cohen em 2007.

Dar preferência a alimentos orgânicos é ter alimentos isentos de contaminantes intencionais. Dois fatores ainda podem determinar na hora da escolha: preço e local onde comprar. Para mudar nossos conceitos em relação a valor, é bom entendermos mais sobre a cadeia de produção orgânica pelo site do Ministério da Agricultura. Sobre onde comprar orgânicos, o Mapa de Feiras Orgânicas Nacional mostra locais por estados e até cidades.

Aos poucos, tente ir substituindo alimentos da sua lista de compras do mês por aqueles de produção orgânica. Segundo órgãos internacionais de pesquisa, os alimentos com maiores taxas de resíduos químicos são: Aipo, Cenoura, Cereja, Maçã, Morango, Nectarina, Pêra, Pêssegos e Pimentão. E os que apresentam as menores taxas são: Abacate, Abacaxi, Aspargos, Banana, Brócolis, Cebola, Ervilha fresca, Kiwi, Mamão Papaya, Manga, Milho, Repolho.

Higienização de alimentos

Principalmente os consumidos in natura precisam de maiores cuidados. Veja como higienizar em casa. O processo consegue apenas reduzir a quantidade de pesticidas da camada externa do alimento.

Faça imersão dos alimentos em solução de cloro ativo por 15 minutos. Dilua 10 ml de hipoclorito de sódio a 2,5% (ou colher de sopa) em 1 litro de água. Depois lave novamente todos os alimentos em água corrente antes do consumo.

Outra forma de higienizar os alimentos é com escovinha, sabão de coco e, depois, imersão em água com limão, como ensinou a cientista e pesquisadora de hábitos saudáveis Conceição Trucom. “Use sabão de coco, e uma escovinha, no caso de raízes e frutas como o abacaxi. Após a lavar os alimentos, deixe-os de molho em uma solução alcalinizante natural que você prepara com suco de fresco de 1 limão para 1 litro de água limpa pelo tempo variável de 5 a 15 minutos. Depois é só enxaguá-los e pronto!”, ensinou Trucom.

Passo a passo para Higienização dos Alimentos

1. Encha uma bacia com água potável

2. Esprema o suco de 1 fresco de limão na água (a relação é de 1 limão médio e maduro para 1 litro de água potável)

3. Pique as cascas dos limões (já espremidos) e também coloque na água

4. Coloque os alimentos já previamente lavados na bacia para fazer a higienização

5. Importante: primeiro a água + suco de limão + cascas picadas + alimentos lavados

6. O tempo de higienização dos alimentos irá variar de acordo com o alimento e sua procedência.

7. Deixe por cerca de 5 (alimentos muito delicados) a 15 minutos (alimentos mais resistentes).

O Oi Mais Mulher espera que estas informações tenham feito você refletir sobre a necessidade de novos hábitos e maior atenção para o que comemos.

Fonte das informações: Sociedade Nacional de Agricultura

 

 

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