Saúde
Alimentos naturais podem ajudar a combater a insônia
A insônia pode estar relacionada a diversos fatores, entre os principais estão o estresse, a ansiedade e a depressão.
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Se você sofre de insônia, sabe que este problema afeta consideravelmente sua qualidade de vida e também diversas áreas, como relacionamento e trabalho, por exemplo. A insônia pode estar relacionada a diversos fatores, entre os principais estão o estresse, a ansiedade e a depressão. Em geral, pessoas com insônia costumam se queixar de cansaço frequente, dificuldades para se concentrar, mau humor e baixa produtividade no trabalho.

insônia crônica é algo que requer orientação de um profissional a fim de que ele possa compreender as causas e prescrever até algum tipo de medicamento. Mas existem algumas mudanças na alimentação que podem ajudar a atenuar o problema.

Alimentos que ajudam a combater a insônia

Vitaminas B – As vitaminas do complexo B são essenciais à saúde, já que possuem diversos benefícios ao organismo. Alimentos ricos em vitamina B atuam contra os antioxidantes responsáveis pelo envelhecimento das células e colaboram para o envio de mensagens entre os nervos, o que contribui para pele, cabelos e unhas. Por isso, para algumas pessoas com deficiência da vitamina B no organismo é recomendado consumir fígado, salmão, atum, banana, feijão, abacate e outros.

Triptofano – O triptofano é um aminoácido que ajuda a sintetizar a serotonina, mais conhecida como “hormônio do prazer”. Presente em alguns alimentos, ele ajuda a regular o sono, melhora o humor e controla a ansiedade. Vilões de quem está em busca de um sono tranquilo. Inclua na alimentação chocolate meio amargo, nozes, queijo, abacate, ervilha, leite e frango.

Magnésio – Caracteriza-se por um mineral e pode ser absorvido através de suplementos e alimentos como grãos integrais, leite, oleaginosas (amendoim, castanha de caju, castanha-do-pará), legumes e vegetais (brócolis, espinafre, couve) e sementes de girassol e abóbora.

Para uma melhora significativa dos sintomas é recomendado, além do consumo dos alimentos citados, evitar ingerir as substâncias a seguir: café, chá preto, refrigerante sabor cola (coca-cola e outros) e álcool. Além disso, pratique exercícios regulares, mantenha regularidade nos horários de descanso e evite mexer em aparelhos eletrônicos na hora de dormir.

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