VEGAN
Aprenda a fazer Hambúrguer Vegetariano Integral de Forno
No Brasil, são 15, 2 milhões de vegetarianos de acordo com IBOPE (2012). Entre amigos, está cada vez mais comum alguém que cortou laticínios ou carne do cardápio.

Para quem já excluiu ou reduziu carnes do cardápio, essa receita é ótima porque serve, inclusive, para merendas e marmitas! Se você pensa em seguir vegetarianismo, vale a informação de que há tipos. Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira, são: ovolactovegetariano (que ainda utiliza ovos, leite e laticínios na alimentação), lactovegetariano (que ainda utiliza leite e derivados), ovovegetariano (que consome ovos). É vegetariano ou vegano quem não inclui nenhum produto de origem animal na alimentação.

 

INGREDIENTES MASSA

250 ml de água morna

1 copo (250 ml) de farinha de trigo integral

2 copos (250 ml) de farinha de trigo branca

1 sache de fermento biológico seco (10g)

3 colheres de sopa de óleo vegetal

1 colher de sopa de linhaça triturada

1/2 colher de sopa de sal

1/2 colher de açúcar

 

INGREDIENTES HAMBÚRGER

1 copo (250 ml) de proteína texturizada de soja

1 copo (250 ml) de água quente

4 colheres de sopa de farinha de trigo branca

1 colher de sopa de azeite extra virgem

Sal

Curry

Salsinha

Cebolinha

1 tomate sem sementes

 

PREPARO MASSA

Despeje a água morna em uma vasilha, o óleo, o sal, o açúcar, e a linhaça. Misture tudo. Despeje agora um copo de farinha e logo por cima o fermento. Misture tudo com a água. Acrescente a farinha branca até que a massa fique elástica e desgrude da mão. Quanto mais grudenta a massa ficar, mais os pãezinhos crescem, porém se ficar muito grudenta vai ser muito difícil embrulhar os hamburguinhos. Cubra a massa com um pano e deixe a descansando.

 

PREPARO HAMBÚRGUER 

Hidrate a soja na água quente. Espere uns 15 minutos, retire o excesso de água e acrescente o resto dos ingredientes (farinha de trigo branca, azeite, sal, curry, salsinha e cebolinha). Quanto à farinha, a medida pode variar um pouco. Até que seja possível moldar os hambúrgueres. Molde os hambúrgueres com as mãos e disponha em um tabuleiro. Corte pequenas “tiras” do tomate sem sementes e coloque sobre os hambúrgueres.

 

MONTAGEM

Pegue pequenas bolinhas da massa que estava descansando (ela já deve estar bem maior) e abra na palma da sua mão. Coloque um hambúrguer sobre a massa (com o tomate voltado para a palma da mão). Embrulhe o hambúrguer puxando as laterais da massa. Disponha os pãezinhos em um tabuleiro untado e deixe descansar por alguns minutos em local quente (pré aqueça o forno se for preciso). Asse em forno médio pré-aquecido por mais ou menos 30 minutos.

 

DICAS

Hambúrgueres muito grandes são difíceis de embrulhar;

Enquanto a massa descansa você pode colocar um pouquinho de gergelim com azeite por cima.

 

Rende 6 salgados. Bom apetite!

 

(Fonte: SVB/ dicaveggie.com)

O Mais Mulher entende o universo feminino e traz informação sobre alimentação saudável, atividade física, yoga, amor, sexo, moda, comportamento e beleza em um só lugar.