CARREIRA
Você tem Inteligência Emocional? Descubra onde é preciso evoluir
O mercado de trabalho está mudando e ser uma pessoa sensível e sociável já não basta faz tempo. São desejadas habilidades para driblar situações de crise.
Avalie sua Inteligência Emocional checando estas 12 habilidades. (Foto: Pexels)

Em um artigo para a Harvard Business Review, Daniel Goleman e Richard E. Boyatzis recomendam uma avaliação 360 graus, que começa por uma autoavaliação e reúne o ponto de vista de pessoas que conhecem você bem profissionalmente. Quanto mais opiniões você coletar melhor.

Ao longo de 30 anos de estudo comportamental, a dupla identificou que um líder gentil e positivo consegue lidar com as dificuldades comuns no ambiente profissional de forma equilibrada. Alguns exemplos de situações difíceis que podemos citar: dar um feedback negativo sincero, assumir riscos para impulsionar mudança e pensar fora da caixa.

Habilidades de um líder com Inteligência Emocional

(Foto: Reprodução/HBR)

(Imagem: Reprodução/HBR)

Será que você possui os quatro domínios seguintes? Auto-consciência, auto-gestão, consciência social e gestão de relacionamento. Os estudiosos destacaram pontos cruciais que devem ser avaliados, como: realização, influência, gerenciamento de conflitos, trabalho em equipe e liderança inspiradora.

O líder deve articular uma visão ou missão que ressoe emocionalmente naqueles que lidera e assim conseguir a motivação necessária para uma nova direção. Os estudos mostram uma forte associação entre Inteligência Emocional, mudança de direção e liderança visionária.

Reveja todas as 12 competências  da tabela acima e melhore no que você não é muito forte para obter melhores resultados profissionais.

5 livros sobre Inteligência e Saúde Emocional

Saúde Emocional, Osho

Saúde Emocional, Osho

Osho, um dos mais provocativos e inspiradores mestres espirituais da atualidade, nos ajuda entender as raízes das nossas emoções e como reagir às situações de maneira mais equilibrada e confiante.

Emoções e Saúde – Um Novo Olhar Sobre a Prevenção, Gilberto Ururahy

Emoções e Saúde - Um Novo Olhar Sobre a Prevenção, Gilberto Ururahy

Com 35 anos de carreira dedicados à Medicina Preventiva, Gilberto Ururahy se une ao psiquiatra francês Éric Albert, dirigente do Instituto Francês de Ações sobre o Estresse (IFAS), para mostrar que é possível gerenciar o estresse da vida cotidiana e transformá-lo numa força positiva e motivadora.

Como Desenvolver Saúde Emocional, Oliver James

Como desenvolver saúde emocional

O autor destaca os cinco principais elementos da saúde emocional: percepção, noção do self, relacionamentos fluidos, autenticidade e entusiasmo com a vida, além de apresentar estratégias para otimizar cada um deles.  Ao nos ajudar a entender a influência da bagagem emocional sobre nossas interações diárias, James revela como superar padrões negativos de comportamento e alcançar um maior nível de autoconsciência, revitalizando assim nossa relação com o dia a dia.

Inteligência Emocional, Daniel Goleman

Inteligência emocional

Inteligência é emoção. QI não é destino. O psicólogo mostra que o controle das emoções é fator essencial para o desenvolvimento da inteligência do indivíduo. O livro cita exemplos do cotidiano e o abalo de carreiras promissoras. Como atuar diretamente sobre a inteligência emocional para que problemas assim sejam evitados é o enfoque central da obra.

Liderança com Inteligência Emocional, David R. Caruso e Peter Salovey

Liderança com Inteligência Emocional

Expressar emoções no trabalho é tido como algo terrivelmente antiprofissional. Muitos creem que este é um grande erro. Mas David R. Caruso e Peter Salovey consideram equívoca esta visão das emoções. A ideia deste livro é substituir a visão convencional das emoções por uma visão inteligente e eficaz. Os autores descrevem uma hierarquia prática das habilidades emocionais em quatro partes: identificar as emoções, utilizá-las para melhorar o raciocínio, compreendê-las e administrá-las; e mostram como é possível mensurar, aprender e desenvolver cada uma delas de maneira integrada, resolvendo complexos problemas no trabalho.

Boa leitura e sucesso!

O Mais Mulher entende o universo feminino e traz informação sobre alimentação saudável, atividade física, yoga, amor, sexo, moda, comportamento e beleza em um só lugar.