AYURVEDA
Falta inspiração para mudar seus hábitos? Conheça Laura Pires
Aos 25 anos, a arquiteta começou a sentir um incômodo no olho esquerdo. Semanas depois, ela precisava de ajuda para executar tarefas do dia a dia.
Uma história que fará você avaliar os seu
Laura Pires, de paciente com esclerose múltipla a terapeuta ayurvédica. (Foto: Arquivo pessoal)

Já pensou acordar achando que há um cisco no olho e, em dias, começar a ter confusão mental, vista embaçada e paralisia pelo corpo? Foi o que aconteceu com a Laura que decidiu recorrer à Medicina Ayurvédica, na Índia, como tratamento ao que foi diagnosticado como esclerose múltipla.

A doença inflamatória crônica esclerose múltipla, que compromete o sistema nervoso central, ainda é um mistério para a medicina moderna. Mas Laura soube avaliar como estavam os seus hábitos quando aconteceu o primeiro surto. Em entrevista à revista Trip, ela contou que estava em um momento difícil de separação no casamento, que tinha hábitos alimentares nada saudáveis (exagerando no açúcar, nas más gorduras e nos industrializados), trabalhava sem hora para terminar, era sedentária e emocionalmente instável.

Laura chegou a pesar 37 quilos e, pela medicina moderna, o tratamento seria à base de corticoide injetável com nem 30% de chances de volta das funções normais do organismo e muitos efeitos colaterais. Foi então que ela entrou em contato um médico do Ayurveda e viajou para a Índia.

Hoje, aos 35 anos, você não diz que Laura teve aquele quadro de saúde descrito. Sua alimentação é rica em orgânicos, leites vegetais (como de amêndoas e arroz) e ervas. Em vez do sedentarismo, ela passou a meditar, fazer yoga e exercícios respiratórios diariamente. Trabalha apenas três dias por semana e não mais que seis horas diárias. Mergulhou no Ayurveda e tornou-se terapeuta ayurvédica formada pelo Ganga Spa com especialização em herbologia, saúde da mulher, nutrição e culinária pela International Academy of Ayurveda – todas instituições na Índia.

Se você está acumulando maus hábitos e sentimentos, reflita e não espere ter uma pane para mudar tudo. Inspire-se com a história da Laura e comece a levar um estilo de vida verdadeiramente mais saudável. Em seu site, Laura compartilha algumas receitas ayurvédicas. Lógico, que selecionamos uma para já testar. Namastê, Laura.

Receita de Mingau de Aveia (porção para 1 pessoa)

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de aveia em flocos
  • 1 colher de sobremesa de mascavo
  • 1 cardamomo
  • 1 banana picadinha
  • 2 xícaras de água
  • 1 pitada de canela em pó
  • 1 pistilo de açafrão (o cabinho da flor)

Modo de preparo

  1. Em uma panela, coloque as sementes de cardamomo e leve ao fogo por cerca de 1 minuto.
  2. Adicione o pistilo, a aveia, o mascavo,  a banana e mexa bem.
  3. Coloque a água e deixe cozinhar até começar a ficar bem cremoso.
  4. Desligue o fogo, adicione a canela e sirva morno.
ayurveda

Livro em que ela compartilha sua experiência e receitas (Foto: Divulgação)

O Mais Mulher entende o universo feminino e traz informação sobre alimentação saudável, atividade física, yoga, amor, sexo, moda, comportamento e beleza em um só lugar.