MATERNIDADE
Mamães e pretensas a, vale muito assistir à nova websérie de Bela Gil
Em 'Bela Maternidade', Bela Gil compartilha seu parto natural da segunda gravidez e toda sua experiência durante a gestação, amamentação e introdução alimentar.

Nino, o irmãozinho da Flor de 7 anos, nasceu em maio desse ano. O parto foi em casa com uma parteira e uma doula sem qualquer intervenção cirúrgica. Obrigada, Bela, por compartilhar esse momento tão especial e íntimo!

Bela Gil conta que o nascimento de Nino foi totalmente diferente de sua primeira experiência de parto. Aos 20 anos, Bela teve Flor no hospital com algumas intervenções cirúrgicas que, na opinião dela, eram desnecessárias. Na época, Bela só conhecia dois tipos de parto: vaginal e cirúrgico. Para a chegada do segundo filho, ela pesquisou muito sobre tipos de parto natural e viu a diferença que isso faz.

“O objetivo desses vídeos e dessa série é poder passar informação, munir principalmente as mulheres de informação necessária para que elas possam tomar uma decisão 100% consciente. A mulher tem que ter o direito de conhecimento e escolha. Mas se a gente não tem informação, a gente não sabe o que escolher e a gente fica de mãos atadas”, explica Bela.

É realmente bem comum ouvir de amigas que são mães de primeira viagem uma experiência frustrada de parto. Pouca gente sabe, mas o Brasil tem o título de primeiro país em número de cesáreas no mundo. A cada 10 partos realizados em maternidades particulares, 8,5 são cesáreas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda 1,5.

Medidas estão sendo tomadas para reduzir este índice. Entretanto, cabe também às futuras mamães, um melhor conhecimento sobre parto natural. Não devemos amenizar esse papo, porque violência obstétrica e psicológica ocorrem diariamente e com muitas gestantes. Nós mulheres precisamos nos sentir capazes de parir, afinal somos fêmeas e o nosso corpo é preparado para isso.

Pesquisando, encontramos o Grupo de Apoio à Maternidade Ativa (GAMA), com um site todo dedicado ao tema, onde há dicas de livros, cursos para gestantes e relatos de outras mulheres.

Dois dias antes do Nino nascer, Bela Gil assistiu ao O Começo da Vida. Seguimos a dica dela e assistimos ao documentário. Sem resenha, gente, simplesmente necessário! Precisamos ouvir mais as crianças. Fato.

<3

O Mais Mulher entende o universo feminino e traz informação sobre alimentação saudável, atividade física, yoga, amor, sexo, moda, comportamento e beleza em um só lugar.