TRANSPIRE
Problemas por falta de atenção? Exercício aeróbico salva
Pelo visto é transpirar ou pirar! Além de queimar gordurinhas e aumentar nossa disposição, atividade física de alta intensidade faz bem ao cérebro.

Geralmente, quem tem dificuldade de focar sofre por desorganização e baixo rendimento, o que vai gerando perdas tanto na esfera pessoal como na profissional. Precisamos de atenção para quase tudo. Quando estamos desatentos, nossas respostas à estímulos externos são lentas e, muitas vezes, insatisfatórias.

As revistas científicas Medicine & Science in Sports & Exercise e Scientific Report publicaram recentemente um estudo que confirma os benefícios do exercício aeróbico para a melhora da atenção. Ou seja, o bom condicionamento físico cardiovascular está relacionado a uma boa atividade cerebral. Como os pesquisadores chegaram a esta conclusão?

Os pesquisadores do Centro de Pesquisa Mente, Cérebro e Comportamento (CIMCYC), da Universidade de Granada, montaram e avaliaram dois grupos participantes do estudo. O primeiro grupo foi formado por jovens e adultos entre 18 e 35 anos com alto nível de condição física (triatletas, ciclistas e corredores). O outro grupo levava um estilo de vida sedentário. Eles foram submetidos a uma tarefa cognitiva de vigilância psicomotora durante 60 minutos.

Os pesquisadores mediram reações de comportamento e fisiológicas, além da capacidade cardiorrespiratória e ficou comprovado que exercícios aeróbicos desenvolvem não só nossa capacidade cardiorrespiratória, mas também importantes funções cognitivas como, por exemplo, a nossa atenção. Corra, nade, pedale, tente manter uma atividade física regular que jogue o seu batimento cardíaco lá em cima, seu cérebro irá lhe agradecer pelo resto da vida. Mas lembre-se! Avaliação médica e física antes de começar, hein.

Nada de piripaques!

O Mais Mulher entende o universo feminino e traz informação sobre alimentação saudável, atividade física, yoga, amor, sexo, moda, comportamento e beleza em um só lugar.