MUSCULAÇÃO
“Passei dos 40, começar agora já não dá resultado”. Puro engano, gatona
Estudos já comprovam que começar a fazer musculação traz benefícios independente se você é jovem, mais madura ou passou dos 65 anos.
Não é projeto verão, é projeto de vida! Mais que boa forma, praticar musculação regularmente proporciona um envelhecimento mais saudável.
Depois dos 30: Em qualquer idade, a musculação oferece benefícios. (Foto: Shutterstock)

Treinamentos regulares de resistência ajudam na reversão de sinais de envelhecimento nos músculos. E não é no olhômetro não! Pesquisadores fazem análise em tecidos musculares que mostram moléculas nas células musculares tão ativas como nas de pessoas de 20 anos.

Essas informações são para derrubar possíveis preconceitos em relação a essa atividade que não é só para ficar musculosa. O Oi Mais Mulher propõe um teste. Topa? Faça 1 mês de musculação. São apenas 12 idas à academia, considerando uma frequência de 3 vezes por semana. O seu organismo, o seu corpo, o seu humor agradecem!

Dicas práticas para começar na musculação

Tenha tempo para você
Reserve pelo menos 1 hora e meia para você se exercitar. Lembre-se que além da hora de exercício, é preciso fazer o aquecimento inicial e alongar no final.

Cuidado com os pesos no começo
No início, os pesos indicados devem girar em torno de 20% do seu peso corporal. Mas isso o professor que montará sua série irá avaliar direitinho que carga passar.

Mantenha uma rotina
O indicado é treinar três vezes por semana, mantendo intervalos de recuperação nos dias alternados.

Faça intervalos entre os exercícios
Os exercícios devem girar em torno de 12 a 20 repetições de três a quatro séries de cada um (com 10% de carga). Os intervalos entre cada tipo de exercício devem ter, ao menos, 30 segundos de descanso.

Motive-se e hidrate-se! Em 1 mês, você já irá notar resultados. Conforme o seu progresso, o professor vai introduzindo novos exercícios na série para sempre estimular o seu metabolismo.

Ah! Uma dica final muito valiosa: esqueça esse papo de projeto verão, encare como projeto de vida!!

O Mais Mulher entende o universo feminino e traz informação sobre alimentação saudável, atividade física, yoga, amor, sexo, moda, comportamento e beleza em um só lugar.