PRIMAVERA
Bicicleta: Dicas para você pedalar mais no Dia Mundial Sem Carro
Nessa sexta, 22 de setembro, é celebrado o 'World Car Free Day' que nos incentiva a deixar os automóveis em casa e experimentar outras formas de locomoção. Partiu?
Dia Mundial Sem Carro
Andar de bicicleta reduz o estresse, ajuda na queima gordura e promove o bem-estar. (Foto: Pexels)

Adotar a bicicleta faz parte do estilo de vida de quem deseja ser mais saudável e ter um planeta menos poluído. Para se tornar um ciclista de carteirinha, no entanto, é preciso tomar alguns cuidados para que pedalar não prejudique o corpo, ressalta o ortopedista Marcello Serrão com mais de 20 anos de experiência na área.

Segundo Serrão, é preciso ter atenção para evitar a sobrecarga na articulação do joelho e a pressão sobre a coluna lombar e próstata (no caso dos homens). Além disso, antes de começar esta atividade, é fundamental fazer uma avaliação com cardiologista e ter equipamentos que aliem qualidade e conforto.

“Um banco acolchoado, que proteja a região perineal é importante, assim como ter uma bicicleta regulada de acordo com o tamanho do ciclista. Pacientes cardiopatas ou com insuficiência venosa dos membros inferiores devem evitar as formas mais intensas de ciclismo. O mesmo serve para os pacientes com problemas no joelho, como a condropatia patelar, ou problemas na coluna vertebral”, alerta o médico.

A frequência da atividade também é importante. Para evitar danos à saúde, os exercícios aeróbicos, como é o caso do ciclismo, são recomendados de três a quatro vezes por semana, num período que varia de 30 a 40 minutos. Aproveite o Dia Mundial Sem Carro e experimente fazer tudo de bicicleta. O meio ambiente vai adorar, assim como o seu metabolismo que terá um alto gasto energético.

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