VERÃO
Campanha “Dezembro Laranja” alerta para os cuidados com o câncer de pele
Nesta quinta-feira, dia 20 de dezembro, começa o verão.
Foto: The Independent

Altas temperaturas e pouca proteção podem ter consequências muito ruins e uma delas é o câncer de pele. Isso é o que alerta a campanha “Dezembro Laranja”, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A iniciativa, que acontece desde 2014, promove um movimento de conscientização para discutir as questões de prevenção e tratamento da doença.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca) para o biênio 2018-2019 são estimados cerca de 165.580 novos casos de câncer não melanoma. Motivo que ressalta ainda mais a importância dos cuidados preventivos antes de se expor ao sol. Ainda conforme a Instituição, o câncer de pele corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos do país.

O câncer de pele pode desenvolver-se silenciosamente durante alguns anos, mas em alguns casos ele se manifesta através de alguns sintomas, entre eles coceira, sangramento e até dor. Por isso, é importante realizar no mínimo uma vez por ano a consulta com o dermatologista e fazer o autoexame. As chances de cura são sempre maiores quando a doença é diagnosticada no início.

Fique atento a alguns cuidados essenciais para se expor ao sol. Confira!

– Evite os horários de maior incidência solar (das 10h às 16h);

– Utilize chapéus de abas largas;

– Use óculos de sol com proteção UV;

– Dê preferência às roupas que protejam a pele;

– Fique em locais com sombra;

– Mantenha-se hidratado.

Importante! O protetor solar deve ser utilizado todos os dias e não somente quando estamos na praia ou de férias. A loção deve ter no mínimo um FPS 30, devendo ser aplicada meia hora antes de se expor ao sol, e reaplicada a cada meia hora.

O Mais Mulher entende o universo feminino e traz informação sobre alimentação saudável, atividade física, yoga, amor, sexo, moda, comportamento e beleza em um só lugar.