FILHOS
Muitos desafios na hora de educar? Dicas para aplicar no dia a dia
Brigar e elevar o tom de voz pode reforçar ainda mais comportamentos inadequados, sabia? Respira e, sem culpa, vamos reciclar nossas táticas.
Como educar filhos autônomos e felizes.
Educação infantil, dicas para aplicar no dia a dia com os filhos. (Foto: Pexels)

Na infância, a personalidade da criança está em formação. É preciso ser firme, preservar, mas sem perder a ternura. Para ajudar papais, mamães e educadores na árdua missão que é educar um serhumaninho, selecionamos dicas do autor mais lido da década, o psiquiatra Augusto Cury que desenvolveu um vasto estudo sobre Gestão da Emoção. Em ’20 Regras de Ouro Para Educar Filhos e Alunos’, o autor ensina como formar mentes brilhantes, autônomas e protagonistas da própria história na era da ansiedade.

6 estratégias para pacificar a mente das crianças nos focos de tensão

  1. Não tenha medo das birras, a tempestade vai passar;
  2. Primeiro pacifique a sua ansiedade, depois, a delas, não se desespere;
  3. Não grite nem queira dominá-las a força;
  4. Fale mansamente quando elas estão gritando ou estão tensas, diminua o tom de voz, deixe-as constrangidas com sua inteligência e brandura;
  5. Reforce que só irá conversar quando elas se acalmarem;
  6. Saiba que seu objetivo não é adestrar a mente dos seus filhos e alunos, mas ensiná-los a pensar, é formar um ser humano inteligente, um ator social produtivo e sábio, e não um servo.

Então, nada de perder o autocontrole e, consequentemente, a proximidade afetuosa, onde eles sentem-se seguros para um diálogo. A mente humana é cheia de fantasmas emocionais, para as crianças não é diferente. Procure sempre conversar sobre possíveis medos, angústias e situações difíceis da rotina deles, pode ser que eles tenham muito a desabafar e a aprender a como lidar melhor.  Lembre-se da famosa frase “Gentileza gera gentileza”.

O Mais Mulher entende o universo feminino e traz informação sobre alimentação saudável, atividade física, yoga, amor, sexo, moda, comportamento e beleza em um só lugar.