CASA
Temperos fresquinhos! Dicas e ideias criativas para montar sua horta
Ter plantas em casa muda o astral do ambiente. Já pensou em fazer uma pequena horta em vasinhos com temperos orgânicos para usar nas suas receitas?
Como cultivar e bolar sua horta de temperos frescos.
Dicas e ideias para fazer sua horta de temperos. (Foto: Pexels)

Importante saber que cada espécie reage de uma forma ao sol e à água. Relacionamos aqui as principais informações para sua horta de temperos e pesquisamos algumas ideias criativas de como fazer. Enjoy!

Sua horta de temperos pode ter

Manjericão

Nosso clima tropical é favorável, ele pode ser cultivado o ano todo. Precisa ficar onde tenha alta luminosidade com, no mínimo, 3 horas de sol por dia. O solo em que a muda for plantada deve receber irrigação diária e moderada. Pode ser colhido entre 60 e 90 dias após o plantio.

Benefícios: “Tem ação antimicrobiana que ajuda a reduzir o risco de intoxicação alimentar.”

Orégano

O orégano é bem adaptável e responde bem a diferentes temperaturas.  O solo não deve ficar seco por muito tempo nem muito úmido. Para ele, 4 horas diárias de luz solar direta. Na verdade, quanto mais luz solar melhor, mais aromáticas crescerão as folhas. Quando a planta atingir cerca de 20 centímetros de altura pode ser colhido.

Benefícios: “Um dos melhores antioxidantes, esta erva auxilia na prevenção de câncer e doenças do coração.”

Hortelã

Com raiz muito profunda, deve ser plantado em um vaso só para ele. Gosta de temperatura amena e não gosta de vento, que impede seu crescimento. Mantenha o solo sempre úmido. Nunca seco durante o desenvolvimento. Começou a florescer, já pode colher, o sabor e o aroma estão mais intensos. Prefira os galhinhos mais altos.

Benefícios: “Esta erva popular de aroma marcante tem efeito clamante sobre a musculatura e a digestão.”

Pimenta

Espaçosa como a hortelã, deve ser plantada em vaso isolado para se desenvolver. Deve ficar em local que não ultrapasse os 34°C. Cada espécie tem suas particularidades, umas pedem solo mais úmido, outras mais seco. Pergunte na hora em que comprar a muda. Sobre luminosidade, todas adoram! Após o início do cultivo, a colheita da pimenta começa entre 80 e 150 dias.

Benefícios: “Como elevam a temperatura, as pimentas vermelhas (ardidas), ajudam a queimar quilinhos indesejados.”

Pesquise outros temperos e vá variando conforme for usando e liberando espaço nos vasinhos.

Ideias criativas para sua horta de temperos

Faça você mesma sua horta de temperos.

Com materiais recicláveis como: madeira e potes de vidro.

Horta de temperos caseira, ideias de como fazer.

Outra forma de aproveitar materiais recicláveis é fazer a horta com garrafas pet.

Horta caseira, ideias para você mesma fazer.

Que tal vasinhos móveis na cozinha? Você terá temperos fresquinhos nos seus preparos.

(Fontos: Pinterest)

As aspas sobre os benefícios de cada erva são de Janet Wright, jornalista especializada em saúde e beleza. Autora de diversos livros como Ayurveda for Beauty and Health. Ela trabalhou na China e na Austrália onde aprendeu costumes alimentares saudáveis e tradicionais.

O Mais Mulher entende o universo feminino e traz informação sobre alimentação saudável, atividade física, yoga, amor, sexo, moda, comportamento e beleza em um só lugar.