PELE
Como amenizar as rugas? Dermato dá dicas valiosas
As rugas fazem parte do nosso processo de envelhecimento, mas alguns cuidados podem retardar o aparecimento delas.
Cuidados com a pele: sono, alimentação natural e protetor solar são essenciais.
Dermatologista ensina alguns hábitos que ajudam a prevenir rugas. (Foto: Pexels)

Antes de tudo, saiba que há, por norma, dois tipos de rugas: as rugas de expressão e as rugas estáticas. As rugas de expressão, como o próprio nome sugere, são formadas por repetirmos as mesmas expressões ao longo da vida como, por exemplo, franzir a testa. Já as rugas estáticas aparecem com o passar da idade e são visíveis mesmo quando estamos com o rosto em descanso.

Mais que aplicar um creme para rugas, alguns cuidados são essenciais para preveni-las e ainda deixar e pele mais bonita.

Dicas para reduzir e evitar rugas precoces

  1. Preserve suas horas de sono: Durma e descanse o suficiente! Quando não dormimos o necessário, nosso corpo produz excesso de cortisol que destrói as células da pele.
  2. Use protetor solar diariamente: Faça chuva ou faça sol, esta regra prevalece. Saiba que o sol é a principal causa do envelhecimento precoce da pele. Com uso do protetor, você também previne doenças como o câncer de pele, além de evitar a formação de rugas.
  3. Coma mais peixe: Especialmente o salmão e peixes de água fria. Eles são não só excelentes fontes de proteína, um dos componentes de uma pele saudável, como fonte de Omega-3. O Omega-3 ajuda a hidratar e manter a pele jovem, o que contribui na redução de rugas.
  4. Durma de barriga para cima: Pode parecer ridículo, mas alguns especialistas recomendam. Quando dormimos em outras posições podemos desenvolver as chamadas “linhas de sono”, rugas que ficam gravadas na superfície da pele e não desaparecem quando você se levanta.
  5. Não force a vista: Qualquer tipo de movimento facial que repetido muitas vezes sobrecarrega os músculos do rosto, formando um sulco abaixo da superfície da pele. Esse sulco eventualmente acaba virando uma ruga.
  6. Coma mais frutas e verduras: São ricas em compostos antioxidantes que ajudam a combater danos causados pelos radicais livres (moléculas instáveis que podem danificar as células). Quanto mais natural for a sua alimentação, mais jovem e radiante será a sua pele.
  7. Não fume: Estudos comprovam que fumar cigarro envelhece precocemente a pele, principalmente porque libera uma enzima que danifica o colágeno e a elastina, dois importantes componentes da pele.
  8. Faça ginástica facial: Exercite os músculos da face, isso irá melhorar o tônus muscular do rosto e prevenir a flacidez.

As rugas geralmente aparecem em áreas do corpo que recebem uma quantidade elevada de sol. Hábitos, tipos de pele clara e hereditariedade são fatores que afetam o aparecimento e desenvolvimento das rugas. Procure mudar os seus hábitos com as dicas acima e note que sua pele vai parecer bem mais saudável e com menos rugas.

Andrea Regina de Oliveira Leal Souza, médica, pós-graduada em Dermatologia e Medicina Estética e fascinada pelo mundo dos cosméticos.