SECAR AGORA?
“Pedalar ou correr, qual emagrece mais?”: Especialistas respondem
Praticando exercícios, queremos o maior benefício pelo menor custo. Mas é preciso entender como o nosso corpo funciona para estimulá-lo de maneira adequada.

Indo direito ao ponto: A atividade que gasta mais calorias é aquela que mantém pelo maior tempo possível uma intensidade alta do exercício. Sendo assim, planejar variáveis como volume e intensidade é mais importante do que definir entre pedalar ou correr.

Tudo vai depender do grau de esforço realizado. Por exemplo, pedalar rápido e forte pode ser mais compensatório que correr lento e pouco. E vice-versa.

Saiba ainda que, mesmo sendo mantidas por tempos mais curtos, atividades mais intensas têm sido mostradas como mais eficientes nos programas para emagrecimento. Considerando não só a quantidade de trabalho produzida no momento do exercício, mas também o aumento do consumo de oxigênio (EPOC) após o término da atividade.

Pouca gente sabe, mas este fenômeno (EPOC) mantém o nosso metabolismo mais acelerado durante nossa condição de repouso. Isso quer dizer que, ao praticarmos atividades intensas, vamos fazer o catabolismo dos lipídeos (queima de gordurinhas) mesmo em repouso.

Então, se o objetivo principal é emagrecer, as atividades aeróbias são muito importantes. Elas geram alto consumo de oxigênio e gasto calórico, além de inúmeros benefícios ao sistema cardiorrespiratório.

O gasto calórico é determinado, então, pela quantidade de “trabalho” realizado pelo corpo durante a atividade. E este trabalho tem como principais componentes determinantes: a intensidade (carga, velocidade, ritmo, resistência, inclinação) e o volume (distância, séries, repetições).

Pense nisso na hora de escolher sua atividade para emagrecimento, teste seu condicionamento físico e busque orientação profissional para montar seu plano de forma mais consciente e eficiente.

Formado em Educação Física com especialização em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística e idealizador e criador do site 30tododia.