RUNNING
Corrida ajuda no estudo? Descubra e turbine o seu planejamento
Consultor do 30 Todo Dia estudou o assunto para entender quanto e como a corrida nos estimula, assim como outras atividades aeróbicas.

Você pode aprender 20% mais rápido imediatamente após se exercitar. Estudos mais recentes com métodos de avaliação mais precisos como a tomografia computadorizada e análises bioquímicas avançadas estão demonstrando que o exercício pode fazer você ter maior desempenho cognitivo.

Entende-se ainda como desempenho cognitivo: percepção, atenção, vigilância, aprendizagem, memória, raciocínio e solução de problemas.

Por que correr melhora nossa capacidade cognitiva?

A musculatura esquelética envia sinalizadores bioquímicos que atravessam a barreira do cérebro para estimular a produção de fator neurotrófico derivado do cérebro ou BDNF (Brain-Derived Neurotrophic Fator).

Esse BDNF é determinante para a melhora da atividade cerebral.

Parece que o BDNF é uma espécie de “adubo” para a neuroplasticidade causando a formação de novos neurônios, facilitando a comunicação com os outros, melhorando os processos cognitivos, como a memória e o raciocínio.

O BDNF é uma proteína que está presente no cérebro que se liga aos receptores dos neurônios através de sinapses, aumentando subsequentemente a força da transmissão do sinal no cérebro, fazendo com que ele trabalhe com em uma maior capacidade.

Uma análise de 18 estudos que investigaram a relação entre atividade física e inteligência mostrou que o funcionamento cognitivo foi significativamente melhorado, independentemente do tipo de exercício aeróbico realizado (corrida, bicicleta, transport, etc.).

A principal conclusão foi que o exercício é uma chave para aumentar os níveis de BDNF no hipocampo em uma área vital para a memória, resolução de problemas e aprendizagem.

Para alguns pesquisadores, somente exercícios aeróbicos, como a corrida, demonstraram promover maior oxigenação do cérebro, causada por um melhor condicionamento cardiopulmonar. Exercícios de força, como musculação, não demonstraram o mesmo efeito na melhora cognitiva.

Recomendação quanto ao tempo de corrida

Um caminhada ou corrida moderada de 30 minutos, 3 vezes por semana, já provoca impacto positivo logo no primeiro mês.

 

Cesar Marra, Doutor em saúde coletiva/obesidade e consultor técnico do @30tododia.

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