CABELOS
Cronograma capilar, já ouviu falar? Vem que vamos te explicar
Ele é uma agenda de tratamento intenso dos cabelos que acontece em três etapas: Hidratação, Nutrição (que quer dizer o mesmo que Umectação) e Reconstrução.
Como cuidados dos cabelos em casa e recuperar a saúde dos fios.
Cronograma capilar: entenda o que é e como fazer. (Foto: Pixabay)

Lógico que fomos pesquisar esse tal de cronograma capilar. Se você está insatisfeita com o aspecto dos seus fios, seja por aplicação de químicas ou falta de cuidados com o cabelo, o cronograma capilar pode te ajudar e muito!

Entenda que, naturalmente, nosso cabelo vai perdendo nutrientes e água com poluição, banhos de água quente, piscina, uso de secador, chapinha, sol, vento e, claro, químicas. É aí que entra a necessidade de reposição de nutrientes, uma recomendação que ouvimos muito no salão de beleza, mas que pouco damos ouvidos.

O cronograma capilar, então, é uma forma de nos ajudar a criar o hábito de cuidar regularmente dos cabelos para que eles não fiquem ressecados, quebradiços, com pontas duplas e sem brilho. Aceita que dói menos! Todo resultado satisfatório não vem com milagre ou passe de mágica, mas com pequenas e constantes atitudes que, a médio e longo prazo, vão trazendo muitos benefícios e ganhos. O primeiro passo é identificar do que o seu cabelo precisa. Nisso, o blog Cabelos de Rainha nos deu uma luz muito legal!

Como identificar do que o nosso cabelo precisa mais?

Cabelo sem brilho, armado, embaraça quando molha ou ressecado precisa de hidratação!

Cabelo com frizz, desalinhado e poroso precisa de nutrição!

Cabelo fino, ralo, quebradiço, com pontas duplas, partindo e elástico precisa de reconstrução!

Para nos ajudar a manter a agenda de cuidados

O cronograma que mais gostamos foi o do blog Fermanda Caroline que é marcado pelos dias da semana. Assim, dá para imprimir, recortar e colar no espelho do banheiro para seguir à risca sem esquecimentos no corre do dia a dia.

Entenda o que é cronograma capilar e aprenda a fazer.

Tabela de base para o cronograma capilar. (Arte: Blog Fernanda Caroline)

Em 1 mês, teremos feito 7 hidratações 4 nutrições e 1 reconstrução seguindo o cronograma capilar. Dá para fazer no salão? Dá! Mas vai custar caro. Então, muitas mulheres fazem o cronograma capilar em casa.

Cronograma capilar: quais produtos escolher

Há uma grande variedade de marcas que oferecem uma linha completa para você seguir o cronograma capilar e suas três etapas: hidratação, nutrição (umectação) e reconstrução. As marcas mais buscadas na internet aqui no Brasil são: Lola, Foverer Liss, Salon Line e produtos low pool (sem parabenos, derivados de petróleo e sulfatos que ressecam e danificam os fios).

O que buscar nos produtos de cada etapa

Para a etapa de hidratação: Um produto que tenha na fórmula Extratos vegetais (plantas ou frutos), Pantenol, Glicerina, Aloe Vera, Silicones, Vitaminas, Mel e açúcares, Colágeno, Proteínas hidrolisadas de milho, arroz, soja ou seda. Para hidratação, há muitas receitas caseiras que funcionam e muito! E ainda podemos adicionar uma ampola de vitamina ou aminoácido (dessas vendidas na farmácia).

Para a etapa de nutrição: Um produto que tenha na fórmula Óleos vegetais (óleo de argan, girassol, macadâmia, monöi, ujon, amêndoas, semente de uva, coco, linhaça, oliva); Manteigas vegetais (karité, cupuaçu, murumuru, cacau, abacate); Ceramidas, Proteínas hidrolisadas, Tutano vegetal ou animal. Importante respeitar a recomendação de tempo que o produto deve ficar no cabelo (veja na embalagem do produto). Vimos a dica de acrescentar 1 colher de chá de óleo ou manteiga vegetal na máscara de nutrição que será utilizada.

Para a etapa de reconstrução: Um produto que tenha na fórmula Queratina, Creatina, Arginina, Cisteína, Colágeno, Proteína hidrolisada do trigo, Aminoácidos.

Procure produtos que tenham pelo menos dois dos componentes citados acima, provavelmente, ele será mais potente.

Se ainda assim surgirem dúvidas, busque por vídeos tutoriais no YouTube. As blogueiras costumam testar diferentes linhas de produtos e contar o que acham. Provavelmente, alguma delas tem o cabelo do mesmo tipo que o seu.

O Mais Mulher entende o universo feminino e traz informação sobre alimentação saudável, atividade física, yoga, amor, sexo, moda, comportamento e beleza em um só lugar.