PELE
Dermato dá dicas essenciais para uma pele bonita no inverno
Pele opaca, desidratada, ressecada, áspera, com descamação, coceira e perda de elasticidade ninguém merece, né? Saiba como a alimentação e alguns cuidados ajudam.
Dermatologista ensina cuidados com a pele no inverno.
Hidrate, mas da maneira correta. (Foto: Shutterstock)

Para que você entenda melhor, pense que os cuidados com a pele podem ser internos e externos. Cuidados internos: beba 2 litros de água por dia e mantenha uma alimentação saudável rica em Vitamina C, Vitamina E, Isoflavona e Ácidos graxos poli-insaturados.

A Vitamina C tem antioxidantes que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento. Tenha no cardápio semanal frutas como laranja, limão, morango, framboesa, tangerina e legumes como brócolis, repolho, entre outros.

A Vitamina E também tem poder antioxidante. Capriche nas nozes, castanha-do-Pará e amêndoas. Uma boa forma de garantir isoflavona, é incluir soja na alimentação. Esta substância evita o ressecamento e melhora a elasticidade da pele.

Já os Ácidos graxos poli-insaturados agem diretamente na produção de lipídeos responsáveis por manter a pele hidratada. Encontrados em peixes como atum, salmão e sardinha.

Cuidados com a pele do Rosto

Importante hidratar a pele do rosto com um produto específico para o seu tipo de pele!

Pele seca: creme ou loção;

Pele mista: gel-creme ou loção oil-free;

Pele oleosa: gel ou sérum;

Pessoas com a pele oleosa devem lavar o rosto com água fria ou morna, pois a água quente aumentará ainda mais a produção de oleosidade.

Cuidados com os lábios

Os lábios são muito sensíveis ao vento e ao frio, o que pode provocar descamação, formação de casquinhas e até sangramento. Ao contrário do que muita gente pensa, molhar os lábios com a saliva piora o ressecamento, pois o ph da saliva é mais ácido que o ph da pele, portanto agride as células do lábio.

Escolha um produto de hidratação para lábios entre cremes, pastas com cera, batons, protetores labiais ou gloss. O óleo de amêndoas puro pode ser usado para dormir. A manteiga de cacau não hidrata muito bem os lábios mas ajuda pois forma uma barreira protetora, mas é preciso reaplicar várias vezes ao dia.

FPS

No outono e inverno, diminui a incidência da radiação UVB, responsável pela queimadura solar, mas a radiação UVA, responsável pelo envelhecimento cutâneo, permanece presente, portanto, o uso do filtro solar continua sendo item indispensável e deve ser usado um FPS 15 ou mais e reaplicar a cada 2 a 3 horas, dependendo da exposição solar.

Cuidados com a pele do corpo

  • Prefira banhos mornos a quentes, pois a água quente retira a oleosidade natural da pele.
  • Reduza o tempo no banho.
  • Evite ensaboar-se demais e não use bucha, pois também retira hidratação natural da pele.
  • Opte por sabonetes neutros com ph compatível com a pele , a base de glicerina, com componentes hidratantes e hipoalergênicos e de cor branca e sem ou pouco cheiro. Lembre-se que quanto mais colorido e cheiroso, maior quantidade de corantes e substâncias que ressecam mais a pele e com maior potencial alergênico.
  • Se tomar dois ou mais banhos por dia, ensaboar o corpo todo em apenas um dos banhos. Nos outros, somente ensaboe as áreas de dobras da pele (axilas e virilhas) , regiões íntimas e pés.
  • Aplique hidratante logo após o banho e de preferência com a pele úmida. Mas seque bem as áreas de dobras e o meio dos dedos dos pés.
  • Óleo de amêndoa, óleo de semente de uva, óleo de macadâmia, óleo de abacate, óleo de calêndula e manteiga de karitê são ótimas sugestões para hidratar a pele do corpo.

Andrea Regina de Oliveira Leal Souza, médica, pós-graduada em Dermatologia e Medicina Estética e fascinada pelo mundo dos cosméticos.