ARTE
Apollonia Saintclair: Corpos femininos em desenhos para dar prazer
Momentos sexuais, a mulher em posições eróticas, detalhes do corpo feminino. Quem assina esses desenhos que mexem com a gente?

“Tinta é meu sangue, desenho para meu próprio bem e para seu prazer.

[…]

Residente de longa data do velho mundo, divido meu tempo entre a cozinha e meu estúdio.”

Assim é o texto de apresentação da artista que assina como Apollonia Saintclair seus desenhos eróticos em branco e preto.  Sem pretensão, os rabiscos começaram a ser publicados pelo pseudônimo no Tumblr, em uma conta criada em 2012.

O que sabemos da misteriosa desenhista é revelado em entrevistas. Para uma jornalista parisiense, a artista contou suas influências: Milo Manara, Moebius, Da Vinci e Caravaggio, entre outros; e suas inspirações com a leitura de autores como: Jorge Luis Borges, H.P.Lovecraft, Richard Matheson, Gustave Flaubert, Frank Herbert, Henry Miller e Anaïs Nin.

À R. Nott Magazine, revista digital brasileira de arte e cultura, Apollonia disse muito mais, falou sobre técnicas (que hoje são mais digitais), processo criativo e também sentimentos que movem a sua arte:

“Eu considero meu trabalho como positivo ao sexo, e a maioria dos meus seguidores parecem sentir o mesmo. Meus desenhos podem parecer violentos, mas são sempre ambíguos com relação a quem está realmente no controle. A sexualidade não é um negócio inocente flower power lindo tudo joia. A sexualidade pode ser uma coisa violenta – mesmo durante o ato mais gentil. Porque o sexo é um jogo de poder. Porque o sexo tem a ver com a vida. E a vida é um teatro violento, uma luta onde todas as possibilidades estão em jogo. Eu queria que todo mundo pudesse aceitar que uma imagem nunca deve ser tomada em valor nominal. É um insulto à inteligência parar aí e desistir de tentar entender – ou pelo menos reconhecer – a complexidade inerente oculta, a complexidade mesma das nossas emoções e da própria vida.”

desenho 8 desenho 2 desenho 1 desenho 9 desenho 11

E você, o que achou dos desenhos?

O Mais Mulher entende o universo feminino e traz informação sobre alimentação saudável, atividade física, yoga, amor, sexo, moda, comportamento e beleza em um só lugar.