CARNAVAL
Nutri ensina como manter sua alimentação saudável durante a folia
Ama carnaval, mas nem por isso vai chutar o balde? Dicas de refeições rápidas e caseiras para comer bem sem se acabar na esteira depois da quarta-feira. Foco!
Nutricionista ensina alguns truques para manter a dieta nos dias de folia.
Dicas mara para uma alimentação saudável durante o carnaval. (Foto: Shutterstock)

Todas as opções são bem naturais, práticas, com ingredientes fáceis de achar e, o mais importante, nutricionalmente equilibradas para manter a imunidade em alta durante a maratona de blocos, desfiles, festas e aventuras purpurinadas.

Refeições salgadas

Folhas e legumes para compor uma salada: Rúcula, alface, pepino, tomatinhos, cenoura ralada. Misture com frango desfiado ou atum ou sardinha ou salmão (tudo conservado em óleo). Está prontinho para devorar! Também pode virar recheio de uma bela tapioca.

Para incrementar: Ovos de galinha e ovos de codorna cozidos, cenoura em palitos e cubinhos de pepino são ótimos para um lanche rápido.

Legumes congelados e cortados: São apenas 10 minutos na água ou no vapor, temperos e foi.

Ceviche: Super funciona nesse calorão porque também é um prato bem fresco! Peixe branco (robalo, namorado, linguado, etc.) cortado em cubos, marinado no suco de limão, coentro ou salsinha, cebola roxa, sal, pimenta do reino. fresquinho!

Salada de lentilha ou grão de bico: Cozinhe a lentilha ou o grão de bico e misture com tomate, cebola e hortelã picados, sal a gosto e suco de limão.

Opções de lanches

Frutas frescas: É lavar e já deixar todas cortadas na geladeira para comer a qualquer hora, com granola, semente de chia, linhaça dourada.

Fruta congelada: Se a fruta estiver muito madura, lave, corte e congele. Aí é só pegar no congelador e bater um sucão com fibras, gengibre e agrião, por exemplo.

Crepioca: Ideal para café de manhã porque alimenta bem. Misture 1 ovo e 2 colheres de sopa de tapioca e frigideira! Pode temperar com ervas e colocar um queijinho. Hummm…

Biscoitão de aveia: Leva 1 ovo, 1 colher de sopa de aveia em flocos finos e 1 colher sopa de polvilho azedo, sal e pimenta. O preparo também é na frigideira e aceita queijinho.

Omelete: Maior coringa do cardápio e vai bem com qualquer item de recheio

Frutas secas: Tâmara, damasco, ameixa, uva passa, banana passa.

Mix de castanhas: Amêndoas, nozes, avelã, macadâmia, pistache, castanha do Pará, castanha de caju.

Para se hidratar

Água de coco! E muita, muita água!

Graduada em Nutrição com especialização em Nutrição Clínica Funcional e Fisioterapia Funcional, fala sobre temas ligados a alimentação saudável para crianças, gestantes, adultos e idosos.