CASA
Para nossa casita ficar mais sustentável, 8 dicas de como começar
Pouca gente sabe, mas o Brasil já é o quarto país do mundo com o maior número de obras certificadas por sustentabilidade, segundo o Green Building Council Brasil.

Estamos atrás apenas dos Estados Unidos, da China e dos Emirados Árabes Unidos. Tudo bem que o mérito desta colocação é dos empreendimentos comerciais. Mesmo assim, é um dado a ser comemorado. Isso quer dizer que empresas estão investindo em práticas sustentáveis para agradar os consumidores (nós) cada vez mais conscientes. Vamos em frente!

O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) Afonso Celso Bueno Monteiro acredita que projetos residenciais logo estarão no mesmo caminho. “As pessoas estão mais conscientes e cada um querendo também fazer a sua parte. Porém, muitas não sabem exatamente como e o que pode ser feito ou acreditam que para isso seja necessário um alto investimento”, disse o presidente do CAU ao site CicloVivo.

Para uma construção ser sustentável há inúmeras exigências técnicas, mas vamos por partes. Algumas medidas e hábitos simples já contribuem com o meio ambiente. Afonso sugeriu começarmos por 8 atitudes:

  1. Opte sempre por mais janelas maiores na casa para aproveitar ao máximo a luz natural;
  2. A instalação de toldos e brises também ajudam na boa ventilação do imóvel, diminuindo o uso de ventiladores e ar-condicionado;
  3. Use lâmpadas fluorescentes ou de LED que são mais econômicas e duráveis;
  4. Pesquise preço de painéis solares que estão cada vez mais acessíveis para reduzir o consumo de energia elétrica;
  5. Nos banheiros, opte por modelos de descarga que tenham sistema econômico;
  6. Colete água da chuva com uso de calhas e reservatórios para usar em tarefas que não necessitem de água potável: como regar plantas, lavar o carro ou o quintal;
  7. Opte por torneiras com aerador (que parece um “chuveirinho”) com menor vasão de água;
  8. Escolha eletrônicos e eletrodomésticos com selo Procel, que indica melhor eficiência energética.

(Fonte: CicloVivo)

Bora fazer a nossa parte?

O planeta agradece.

<3

O Mais Mulher entende o universo feminino e traz informação sobre alimentação saudável, atividade física, yoga, amor, sexo, moda, comportamento e beleza em um só lugar.