FELIZ VIDA NOVA
Mais saúde e menos ansiedade com 7 dicas para já começar diferente
Ritmo de vida, contexto social, educacional e de trabalho influenciam nossos hábitos. Reconheça o que deve mudar em sua rotina e aproveite o momento.

Todo início de ano soa como um recomeço, uma nova chance, uma nova história. Mas não adianta querer resolver tudo de uma só vez. O primeiro passo é administrar a ansiedade seguindo algumas dicas bem simples, porém importantes, para a manutenção de um estilo de vida mais saudável.

  1. Comece o ano evitando ou diminuindo alimentos estimulantes como: café, refrigerante de cola, chá mate, energéticos, álcool, nicotina, etc.
  2. Durma melhor. Preocupe-se mais com a duração, a profundidade e arquitetura do sono. Faz muita diferença, acredite!
  3. Faça exercícios físicos regulares! Isso reduz intensamente a ansiedade, baixa a adrenalina e os níveis de cortisol. Libera endorfinas, serotonina e ainda controla o peso e o sono.
  4. Reorganize seu tempo estabelecendo um plano com prioridades. A sobrecarga mental agrava a ansiedade.
  5. Tenha em mente o mantra “Foco no presente”. Nada de sofrer por antecipação, ficar viajando em um futuro ainda indefinido e perder a atenção na resolução de problemas do presente. Exercite a vivência com mais qualidade do presente!
  6. Tenha atividades de lazer. Desligue-se dos problemas de vez em quando, pratique um esporte, cultive um passatempo, saia com amigos, viaje.
  7. Passe a ter hábitos relaxantes. Pratique alongamentos, massagens, banhos prolongados, meditação, etc.

Membro da Academia Brasileira de Neurologia, formado e Especializado na Universidade de São Paulo, aborda temas sobre mente e cérebro.