RELACIONAMENTO
“Li num livro”: E se pensadores gregos dessem dicas de relacionamento?
Às vezes, não há conselho de amigo nem palavra de cartomante capaz de acalmar o coração. Algumas pessoas recorrem à filosofia. Vale experimentar quando o bicho pegar.

O site Mental Floss listou alguns conselhos de Plutarco e Musônio Rufo, dois filósofos que trataram muito de relações amorosas e casamento. Será que eles pensavam muito diferente de nós? Ou será que não importa a época, mas o sentimento em jogo, quando o assunto é amor?

1. Lidar com pequenas coisas que irritam

Essa dica veio de Plutarco em Na Moralia, uma coleção de ensaios e discursos nos quais o filósofo fala aos recém-casados sobre a importância da descoberta dos incômodos para que o casal saiba evitá-los.

2. O desafio de quem ama mais o outro

Caio Musónio Rufo, um filósofo estoico, escreveu sobre casamento ideal como aquele em que o casal se desdobra em esforços para agradar e ser devoto ao outro. Egoísmo é o fracasso da relação na visão de Rufo.

3. O tempo fortalece

Para Plutarco, as relações ficam fortes apenas com o passar do tempo. Cuidando para que não haja discórdia que enfraqueça o dia a dia, nada pode separar o casal depois de um tempo quando há realmente uma ligação estabelecida.

4. Relacionamento de pessoas bacanas

Rufo acredita que apenas pessoas “virtuosas” formam um casal ideal, do tipo que irradia. Se apenas uma pessoa for boa na relação, já não daria tão certo. E pessoas virtuosas para o filósofo são as que têm autocontrole, justiça e respeito ao caráter e à alma.

5. Divirta-se com a pessoa amada

Plutarco acreditava que é preciso passar tempo com o parceiro, se divertir e rir junto. Caso contrário, a diversão acontece fora de casa. “Homens que não se divertem com suas esposas estão ensinando a elas que procurem seus próprios prazeres longe do marido”, escreveu o grego.

Olha ele, hein.

O Mais Mulher entende o universo feminino e traz informação sobre alimentação saudável, atividade física, yoga, amor, sexo, moda, comportamento e beleza em um só lugar.