MULHERES OLÍMPICAS
Documentário com atletas brasileiras mostra o papel da mulher nos jogos
O média-metragem, de Laís Bodansky, faz parte de uma série de 40 documentários que preservam a memória do esporte brasileiro. Boa sorte nos jogos do Rio, galera!

Cena linda! Maurren Maggi nos Jogos de Pequim, em 2008, comemorando o ouro conquistado no salto em distância. Uma vitória que significa muito mais que a medalha. A participação das mulheres em jogos olímpicos foi bem tardia. Na Grécia Antiga, os jogos olímpicos eram só para homens. Em 1896, na primeira olimpíada da Era Moderna, foram 241 participantes e nenhuma mulher entre eles.

Apenas em 1900, com o estopim do movimento feminista na França, que 22 mulheres conseguiram participar da segunda edição dos jogos, em Paris, que teve 975 homens. Mas, note! Elas puderam disputar apenas modalidades esportivas que não tinham nenhuma espécie de contato físico.

Outra curiosidade que representa bem a luta feminina no esporte é que apenas nas Olimpíadas de Londres, em 2012, todas as delegações de países participantes tiveram atletas mulheres.

A nadadora Maria Lenk foi a primeira brasileira e mulher sul-americana a participar dos jogos olímpicos. Mesmo sem medalha, foi um grande feito em 1932 nos jogos de Los Angeles.

documentário Mulheres Olímpicas

Mas então quem foi a primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha olímpica? O Mais Mulher vai dar uma dica: este marco histórico aconteceu nos jogos de Atlanta em 1996. Só não vamos contar mais para você dar o play no filme e viajar nessa história que nem mesmo as próprias esportistas conheciam bem.

Mulheres Olímpicas faz parte de uma série de 40 documentários do projeto Memória do Esporte Olímpico com grandes esportistas olímpicos brasileiros. O legal é que você pode assistir todos gratuitamente online! A coleção também está disponível em DVD para acervo.

Meninas, atletas, suas lindas e talentosas, a equipe do Mais Mulher deseja boa sorte a todas vocês!

A luta por igualdade de gêneros continua companheiras dentro e fora dos estádios.

O Mais Mulher entende o universo feminino e traz informação sobre alimentação saudável, atividade física, yoga, amor, sexo, moda, comportamento e beleza em um só lugar.