ATITUDE
O que você sabe sobre os ensinamentos do Yoga? Conheça os yamas e niyamas
De acordo com o Yoga Clássico os yamas e niyamas são condutas ou atitudes sugeridas para praticarmos em nós e não para exigirmos dos outros.

No yoga nada nos é imposto, são valiosos ensinamentos práticos que se encontram a nossa disposição, praticá-los ou não, depende da vontade de cada um.  O professor de yoga Gilberto Schulz nos apresenta os primeiros passos desse caminho.

Os yamas são condutas que nos deixam em harmonia com o nosso meio socioambiental e são eles: não violência física, verbal e mental; não roubar; ter controle sobre os sentidos; e não possessividade.

Já os niyamas são condutas que promovem harmonia interior: pureza (limpeza) do ambiente, do corpo e mental; contentamento (que não pode ser confundido com comodismo); desenvolver a força de vontade; auto-observação e confiança na Ordem cósmica para os ateus e em Deus para os que acreditam nele.

Não se assustem se parecer difícil praticá-los, não somos iluminados e o yoga é pra pessoas como nós, ainda identificados com as limitações dos nossos veículos (corpos), mas buscando superar essa falsa compreensão de si mesmo. Pratique um por vez, com tranquilidade e sem culpa quando não conseguir, nem vaidade pelo êxito.

Dito isto, é importante chamar a atenção para o fato de que estas condutas não são moralizantes, nem tem como objetivo nos fazer seres bonzinhos. Embora atuem como códigos que facilitam a convivência social, cada atitude proposta tem sua função específica no nosso desenvolvimento pessoal.

O convite está feito! A porta está aberta.

O Mais Mulher entende o universo feminino e traz informação sobre alimentação saudável, atividade física, yoga, amor, sexo, moda, comportamento e beleza em um só lugar.