SEM GLÚTEN
Opções de farinha sem glúten para usar nas suas receitas
Se o seu objetivo é cortar glúten do cardápio, você terá que aprender mais sobre farinhas e testar muito na cozinha. Acredite, até os grandes chefs erram.

Isso nos conforta e anima! De suas receitas prediletas, escolha duas para começar a arriscar nas substituições de farinhas. Boa fornada e depois conta.

Opções de Farinha Sem Glúten:

Amido de Milho

Sabor neutro, boa para molhos, cremes e mingaus. Ao fogo, deve mexer sempre para não empelotar.

 

Farinha de Amaranto

Rica em proteínas e aminoácidos lisina e methionina; possui três vezes mais fibras e ferro que a aveia; é fonte de cálcio, potássio, fósforo, magnésio e vitaminas (A, K, B6 e C e E). Boa para bolos, cookies e pães.

 

Farinha de Quinoa

Fonte das vitaminas A, B6 e B1 e, em menores quantidades, das vitaminas E e C. Também rica em proteína, ferro, fósforo e cálcio. Boa para bolos, cookies, pães e biscoitos. Sabor acentuado. Usa-se geralmente ¼ de xícara nas receitas.

 

Farinha de Amêndoas

Amêndoas moída ou amendoins, nozes, pistaches, castanhas de cajú e do Pará. Rica em proteínas, vitaminas, lipídios, carboidratos e sais minerais. Alto valor calórico pela gordura insaturada. Seus óleos são bons para o organismo como veículo de transporte para a vitamina E, que é lipo solúvel (solúvel em gordura). Boa para doces, bolos e pães. Pode substituir o leite em pó nas receitas de pães.

 

Farinha de Arroz Branco

De fácil digestão. Pode substituir a farinha de trigo em quantidades iguais.

 

Farinha de Arroz Integral

Rica em sais minerais, carboidratos, proteínas e fibras, um pouco granulada. Consegue-se de origem orgânica facilmente.

 

Farinha de Arroz Moti

De um tipo de arroz de grão curto oriundo da Ásia. A farinha de arroz moti pode ser encontrada em lojas de produtos japoneses ou especializadas.

 

Farinha de Banana Verde

Possui alto valor nutricional. Ajuda o organismo na absorção de nutrientes e protege a mucosa intestinal. Tem pouco açúcar e grande quantidade de amido resistente, substância que dificulta a absorção de gorduras e glicose. Pelo sabor, deve ser usada no máximo na quantia de 1/4 de xícara.

 

Farinha de Grão de Bico

Ótima fonte de proteínas e do aminoácido triptofano (presente na produção do neurotransmissor chamado serotonina, responsável pela sensação de bem-estar). Contém também amido, vitaminas do complexo B, fibras solúveis, ferro, cálcio, magnésio, potássio e zinco.

 

Farinha de Milho Amarelo

O mais utilizado em nossas receitas é o fubá, farinha de milho bem fininha, produto bastante conhecido.

 

Farinha de Milho Branco (ou Farinha de Acaçá)

Farinha nobre com baixo teor de gordura. Utilizada em entradas, pratos principais e sobremesas, pode substituir até 1/3 da farinha de trigo utilizada no preparo de cremes, bolos e tortas.

 

Farinha de Trigo Sarraceno

É usada em dosagem bem pequena pelo sabor forte e cor escura. É rica em proteínas, fibras e ferro. Contém vitaminas do complexo B e minerais como magnésio e fósforo.

 

Polvilho Doce (ou Fécula de Mandioca)

Usada de forma semelhante ao amido de milho. Possui um custo menor do que os outros amidos.

 

Polvilho Azedo

Derivado da fécula de mandioca. É um amido com a propriedade de expansão, permite seu uso na fabricação de biscoitos de polvilho e pães de queijo.

 

Farinha de Tapioca

Da fécula de mandioca. É usada especialmente para pudins e cremes.

 

Fécula de Batata

Ótima para panificação, especialmente quando combinada com ovos.

 

Farinha de Linhaça Dourada

Rica em Ômegas 3 e 6, ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção de problemas cardíacos. É rica também em fibras solúveis, ótimas para o intestino; em caroteno, que combate problemas de pele; em ferro e zinco que fortalecem o sistema imunológico; e em vitaminas E e C, que combatem o envelhecimento precoce.

 

Farinha de Coco

Da amêndoa de cocos. É um alimento funcional, integral e com alta concentração de fibras, sendo assim ótimo para regular o intestino. Combate a diabetes e doenças cardíacas. Contribui para perda de peso.

 

(Fonte: Blog Cozinha Sem Glúten e Sem Leite)

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