DAY OFF
Se todo carnaval tem seu fim, sem Síndrome Pós-férias, hein!
Férias e retorno estressante ao trabalho. Você já viveu essa chata experiência? O médico neurologista Leandro Teles explica como se prevenir e levar tudo numa relax.

Fadiga física e mental, irritação, falta de motivação, raciocínio lento, frustração. Estes são alguns sintomas da Síndrome Pós-férias da qual pouco escutamos falar, mas que é muito comum. Acredita-se que 40% das pessoas que saem de férias sofram com o retorno. Entre os sintomas físicos, estão: desconforto intestinal, tensão muscular, dor de cabeça, insônia e até tontura.

Amenize a Síndrome Pós-férias

Readaptação mais lenta e progressiva

Na medida do possível, procure ir regulando seu relógio biológico um pouco antes do seu retorno ao trabalho. Volte a acordar cedo e até um pouco mais cedo do seu horário habitual. Caso esteja viajando, tente voltar com, no mínimo, 48 horas de antecedência, principalmente se houver fuso horário relevante.

Férias mais curtas e frequentes

Para pessoas mais sensíveis ao retorno, uma boa recomendação é tirar férias curtas e frequentes. Do tipo 2 saídas de 15 dias ou 3 saídas de 10 dias. A logística fica mais fácil, o retorno mais suave e o peso menor.

Reavaliação da rotina pós-férias

Encare o período de férias como oportunidade ideal para revisão de diversos aspectos da sua rotina. Retorne das férias com alguma novidade: um ritmo mais saudável,  atividade física ou gerenciamento melhor do seu tempo, dos seus hábitos alimentares e pequenos conflitos.

Take easy

Evite entrar de cabeça no trabalho, com jornadas longas, querendo resolver tudo nos primeiros dias e responder todos os e-mails atrasados. Programe-se para colocar restabelecer a ordem com calma, não se estresse logo nos primeiros dias de retorno.

Local das férias

Se for para descansar, escolha um lugar tranquilo, sem muito agito e avalie bem as companhias.

Atividade no retorno!

Nos primeiros dias, ajude seu corpo e sua mente a voltarem ao ritmo. Abuse de luz natural, tome banhos mais frios, alongue-se, pratique exercícios pela manhã. Use estimulantes naturais para que o seu cérebro entenda que hora de mudar a programação, de voltar ao modo de produtividade e sair do modo descanso.

Mantenha o social no pós-férias

Sem choques! Não é preciso abdicar completamente das atividades de lazer. Marque algo com amigos nas semanas seguintes às férias.

Veja o lado positivo do retorno

Voltar pra casa, estar com pessoas queridas, produzir são rotinas prazerosas. Exercite desde já a não focar nos aspectos negativos e volte leve!

Membro da Academia Brasileira de Neurologia, formado e Especializado na Universidade de São Paulo, aborda temas sobre mente e cérebro.