FILHOS
Como ajudar nossos filhos a desenvolverem responsabilidade? Com tarefas
Segundo Maria Montessori, uma das grandes pedagogas do século XX, as crianças precisam sentir-se úteis e importantes, isso as desenvolve.

Pragmatismo, motricidade, experiência sensorial. Será que mães e pais pensam nisso quando estão educando os seus filhos? Tomara que sim porque faz total diferença para a humanidade e para os próprios pequenos!

A pedagoga Maria Montessori notou o papel dos pais para que os filhos aprendam a viver em paz e harmonia consigo próprios, com as pessoas e com o ambiente. E o lar tem fundamental importância nisso. Porque é em casa que os pequenos podem aprender a agir como pessoas organizadas, independentes, “pensantes”.

Dicas Montessori para aplicar em casa

Para facilitar que os pequenos fiquem com a cama sempre arrumada (sonho!), use lençóis com elástico. Para eles será mais fácil manter a cama arrumadinha;

Para guardar mochilas, bonés, agasalhos e outras coisas que a criança use com frequência, providencie um local baixo onde a própria criança possa facilmente alcançar (como um pequeno cabideiro de pé ou parede);

Decore o quarto no nível dos olhos da criança (murais, quadros, prateleiras);

Tenha na casa um relógio que seja também ao nível dos olhos da criança. (Escolha um que seja grande e fácil de ler);

Caixa para brinquedos? Imagine os seus itens de cozinha em um baú. (Socorro, certo?). Use prateleiras baixas para que a criança possa organizar livros, brinquedos, porta-acessórios.

tabela-tarefas

(Tabela inspirada no método Montessori)

O Mais Mulher entende o universo feminino e traz informação sobre alimentação saudável, atividade física, yoga, amor, sexo, moda, comportamento e beleza em um só lugar.