CORPO
Em 20 meses, ela transformou o próprio corpo e virou atleta fitness
Giovana Guido conseguiu alcançar sua meta. Com mudança de hábitos, foco e disciplina, siga os 10 passos dela e conquiste também seu shape dos sonhos.

1- Faça um planejamento

Planeje suas refeições, os horários da sua rotina de treinos, suas horas de sono, etc. Se você começar sem fazer isso, ficará perdida, desanimada e talvez sobrecarregada. Organize-se;

2- Faça trocas inteligentes

Reduza o consumo de industrializados, farinha branca, sal, açúcar, refrigerantes e fritura. Quanto mais natural sua alimentação, melhor! O seu corpo irá responder de forma muito mais rápida. Quando bater aquela vontade de comer doces, por exemplo, nada de chocolates ou bolos. Opte por barrinha de proteínas sem açúcar, banana assada com canela e adoçante, gelatina 0%, frutas secas com castanhas, açaí com frutas, salada de frutas e doces funcionais à venda em lojas de produtos naturais;

3- Aumente o consumo de água e chás naturais

A hidratação é importante pelo simples fato de que pessoas desidratadas ficam mais cansadas, desanimadas e cheias de toxinas. Além do que, um corpo desidratado envelhece mais rápido e o intestino e rins podem não funcionar corretamente. Todos esses fatores juntos são bombas perigosas para sua saúde. Então tenha certeza de que sua ingestão de água por dia é maior que 2 litros. Seu corpo irá apresentar melhores resultados estéticos e de rendimento;

4- Não se preocupe com peso

Saiba ter paciência! Pessoas muito ansiosas costumam ter mais dificuldades em conseguir bons resultados e desanimam facilmente. Se você está engajada num bom programa de treinamento que inclua exercícios cardiovasculares e pesos, não tem razão para se preocupar inicialmente com o peso. Nosso corpo oscila muito no começo. Dedique-se ao trabalho para aumentar sua massa magra, melhorar a alimentação e tenha calma! Quando você menos esperar, já estará com um corpo diferente.

5- Mude seu paladar

Comece a preparar seus alimentos de forma diferente e evite o máximo que puder comer na rua e/ou na casa de pessoas que não cozinham visando uma alimentação mais “limpa” como dizem os americanos (clean diet). Reduza o sal, exclua temperos e molhos industrializados, aposente os óleos, esqueça as frituras e empanados e deixe seu paladar acostumar com uma alimentação simples. Você vai começar a sentir o gosto dos alimentos (e não dos temperos artificiais). Use temperos naturais como: orégano, limão, açafrão, cominho, alho, cebola, vinagre, azeite, páprica, pimentas, etc;

6- Seus treinos são compromissos inadiáveis

Se você realmente quer mudar seu corpo de vez, precisa entender que o horário do treino é um compromisso que deve estar na agenda, assim como seus compromissos de trabalho e os pessoais. É o horário que você se compromete a investir em você! É a sua hora! Tenha a ciência de que: quanto mais você adia, cancela ou pula treinos, mais vai demorar para mudar seu corpo. Crie estratégias que não a deixe pular essa hora tão importante do dia;

7- Saiba dizer não

Quando nos comprometemos a mudar nosso estilo de vida, corpo e saúde, temos que aprender a falar NÃO para o que vai nos tirar desse objetivo;

8- Aumente o consumo de gorduras vegetais

Um hábito muito constante na dieta de pessoas do mundo fitness é a ingestão diária de diversas fontes de gorduras vegetais! Esse tipo de gordura auxilia no aumento de massa magra, regula a produção de hormônios, dá força, energia e disposição, além de promover saciedade e melhorar o intestino! Consuma diariamente pequenas porções de: abacate, castanhas, amêndoas, amendoim, pasta de amendoim, azeite, óleo de coco, óleo de gergelim, etc., colocando uma porção em cada uma de suas refeições do dia;

9- Nada de fazer dieta zero carboidratos

No desespero de emagrecer/definir, muitas pessoas excluem carboidratos da dieta. Exagerar na restrição de carboidratos altera o funcionamento básico do metabolismo, o que poderá causar efeitos colaterais como: fadiga, preguiça, sono, estresse, mau humor, desânimo, depressão, perda de massa muscular e água. E mais! Aparecimento de compulsões e ganho de peso rápido com a reintrodução do carboidrato na dieta. Então, cautela: esse não é o caminho mais seguro para uma boa e longa queima de gordura! Exclua os carboidratos refinados, mas mantenha os naturais e integrais;

10- Fique longe das calorias “inofensivas”

Exclua balas, chicletes, refrigerantes, docinhos, bolachinhas, bombons, sucos, cafezinhos com açúcar, excesso de frutas e pães da sua dieta.

giovana guido

Giovana Guido é atleta IFBB BIKINI Fitness da GT NUTRITION USA – Team USA;

Campeã Paulista OVERALL 2014 & Vice Campeã Brasileira 2014 e 11ª Ranking Mundial de 2014;

Graduada em Nutrição e Pós-graduada em Nutrição Clínica & Nutrição Esportiva.

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