ESPORTE
Grael e Kunze, filhas de grandes velejadores e também campeãs
Martine é filha do bicampeão olímpico Torben Grael e Kahena é filha do campeão mundial, Claudio Kunze. As duas começaram na vela quando criança.

Teve ouro no futebol e teve ouro no vôlei. Mas duas jovens brasileiras também fizeram um grande feito nessas Olimpíadas. A quarta medalha de ouro do Brasil nos Jogos Rio 2016 veio da Vela, esporte que mais trouxe medalhas olímpicas para o país até hoje, sete no total. Martine Grael e Kahena Kunze, de 25 anos, deixaram a prata para as neozelandesas e o bronze para as dinamarquesas com uma estratégia ousada de vento oposto no final da prova que as colocaram a dois segundos à frente do barco da Oceania na linha de chegada. Ufa!

As duas atletas começaram a velejar juntas em 2009. Em entrevista à Rio 2016, Martine disse que os ensinamentos de família e amigos da vela foram com elas para dentro d’água: “Na vela a experiência conta muito e ele (meu pai) tem muito para compartilhar. Ele não é de falar muito – a gente tem de ir buscando essas informações. Eu busquei muito com ele e também com outros atletas da vela e de outras modalidades. Muitos companheiros de equipe me ajudaram muito”.

Kahena lembrou que esta medalha é resultado de muito treino e participação da dupla em outras competições importantes também sob forte pressão. Na água, ela disse que nem pensava em vencer a prova. “Prometi a mim mesma que queria chegar na rampa destruída pensando: ‘Dei o meu melhor’. Independentemente de qualquer resultado, é isso que vale mais.”

As cariocas foram eleitas as melhores velejadoras do mundo na classe 49erFX pelo prêmio ISAF (Federação Internacional de Vela) Rolex. Além do prêmio ISAF, conquistaram o primeiro lugar nas etapas de Hyères e Maiorca da Copa do Mundo de Vela da ISAF, a Semana Olímpica de Garda Trentino, a Copa Brasil de Vela e a medalha de ouro no Aquece Rio International Sailing Regatta, evento teste para as Olimpíadas no Rio de Janeiro.

Martine e Torben Grael são os únicos pai e filha campeões olímpicos da história do esporte brasileiro. Legal né?!

Que esse feito fique de inspiração. Papais e mamães, somos o melhor exemplo!

O Mais Mulher entende o universo feminino e traz informação sobre alimentação saudável, atividade física, yoga, amor, sexo, moda, comportamento e beleza em um só lugar.