RECEITAS
Gratinado de batata doce com pesto de amêndoas
A batata doce é rica em propriedades entre as principais estão os ácidos graxos, ômega 3, magnésio, vitamina A, B, C, K e E.
Foto: Oi Mais Mulher

A batata doce é um dos alimentos mais ricos em propriedades. Amada por aqueles que buscam uma alimentação saudável, ela possui inúmeras propriedades. Entre as principais estão os ácidos graxos, ômega 3, magnésio, vitamina A, B, C, K e E.

Entre os destaques estão a antocianina, que possui efeito anti-inflamatório na pele, e as vitaminas, que atuam no combate aos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce. Além de ser um ótimo alimento já que combina com diversos cardápios.

Vem ver a receita que o Oi Mais Mulher preparou para você. Ela é uma delícia e rende até 4 porções.

Ingredientes

  • 4 batatas doce
  • 50 g de amêndoas
  • 1 punhado de folhas frescas de manjericão
  • 30 ml de azeite de oliva
  • 1 dente de alho
  • 1 colher de parmesão em pó ou ralado
  • 100 g de queijo cheddar
  • Queijo ralado para gratinar
  • Sal a gosto

Modo de Preparo

1.Preaqueça o forno a 190º graus.

2.Em seguida, lave as batatas em água corrente. Com a ajuda de uma escova, seque-as bem, porque você vai usá-las com a casca. Faça cortes perpendiculares, como se fosse cortar em fatias, mas sem chegar ao outro lado. Ela vai ficar parecendo um acordeão. Coloque-as em uma assadeira.

3.Corte o cheddar em quadrados pequenos e vá encaixando nos cortes que fez na batata. Não precisa preencher todos, você pode ir colocando alternadamente.

4.Em um mixer ou liquidificador, bata um dente de alho sem casca, o manjericão, as amêndoas, o parmesão e o azeite até formar um creme espesso. Não precisa ficar totalmente liso. Pode deixar alguns gruminhos, pois isso dá um toque crocante.

5.Espalhe ¾ desse pesto sobre as batatas, fazendo com que ele entre também entre os cortes. Ajude com uma colher para acomodar bem. Depois, cubra com papel alumínio e leve ao forno por cerca de 30 a 40 minutos.

6.Tire do forno, coloque um pouco mais do pesto que sobrou e polvilhe com queijo ralado.

7.Leve de volta ao forno, mas desta vez sem o papel alumínio, para gratinar. Quando estiver gratinado, retire e sirva imediatamente.

O bom é que você pode adaptar a receita e incluir, por exemplo, molho branco que também fica uma delícia. Aproveita para fazer este fim de semana!

O Mais Mulher entende o universo feminino e traz informação sobre alimentação saudável, atividade física, yoga, amor, sexo, moda, comportamento e beleza em um só lugar.