MATERNIDADE
Mãezinhas, cuidem-se! Dicas gerais para uma gravidez saudável
Sem a devida orientação médica, muitas gestantes deixam hábitos saudáveis de lado agravando alguns “desconfortos” naturais do período pelas mudanças no corpo.
Quais hábitos saudáveis podem diminuir os desconfortos naturais do período de gestação? Saiba agora e coloque em prática.
Mommys! 10 dicas para uma gravidez saudável

Gravidez Saudável: 10 dicas de especialistas

  1. Mamães, acreditem: o álcool, o fumo e o uso de drogas ilícitas são prejudiciais ao bebê e podem afetar sua gestação. Tente eliminá-los da sua vida durante a gestação e amamentação.
  2. Controle o peso, saiba que o ideal é ganhar de 9 a 13 kg (se o seu peso estiver dentro da faixa ideal antes da gravidez). Aumento excessivo de peso durante a gestação pode gerar complicações como diabetes gestacional e pré-eclâmpsia (que não é apenas pressão alta, mas quando a pressão sobe subitamente a ponto de provocar edema cerebral, convulsão e consequências ainda mais graves como o coma).
  3. Inclua mais frutas, verduras, legumes e alimentos integrais na sua alimentação. Fracione as refeições, alimentando-se de 3 em 3 horas e beba água (2 litros por dia, incluindo sucos e chás).
  4. Reduza alimentos gordurosos e com muito açúcar o máximo que puder e corte os embutidos.
  5. Entenda que o sistema digestivo durante a gestação é mais lento. Para evitar empanzinamento, prisão de ventre e azia, diminua as porções e aumente as fibras. Outras duas recomendações são: evitar líquidos durante a refeição e deitar logo após.
  6. É comum a pele ficar mais escura em algumas áreas do corpo. Use protetor solar sempre e evite exposição excessiva ao sol.
  7. Inchaço das pernas e pés é normal, principalmente nos últimos meses de gestação. Crie o hábito de repousar com as pernas para cima sempre que puder ao longo do dia e ao fim. Converse com o seu médico sobre o uso de meias elásticas, caso o desconforto seja grande.
  8. As dores nas costas também são normais. Evite levantar peso e colchões moles. Ao sentar, atente-se para encostar totalmente as costas na cadeira.
  9. Mantenha sua vida sexual ativa sem preocupações, é saudável e até contribui para um parto mais fluido (é preciso suspender o sexo apenas sob orientação médica).
  10. Se não houver contraindicação médica, pratique esportes no mínimo 3 vezes por semana por 30 a 40 minutos! Hidroginástica, natação, yoga e outras atividades que não tenham alto impacto e sessões exaustivas de exercício são benéficas para a saúde, o bem estar e a disposição física.

(Fonte: Clínica Saúde da Mulher)

O Mais Mulher entende o universo feminino e traz informação sobre alimentação saudável, atividade física, yoga, amor, sexo, moda, comportamento e beleza em um só lugar.