MEIO AMBIENTE
Hashtag “Trashtag Challenge” desafia internautas a recolherem lixo de locais públicos
Só no Instagram, a hashtag tem mais de 30 mil compartilhamentos e os números continuam aumentando.
O “Desafio do Lixo” está incentivando milhares de pessoas em todo o mundo, a aderir o desafio online. (Foto: Pìxabay)

Com o objetivo de incentivar uma campanha de proteção às áreas silvestres, a fabricante de produtos de camping UCO Gear, criou o movimento Trashtag Challenge, em 2015.  Recentemente, a ideia vem se espalhando pelas redes sociais, tomadas por desafios com a hashtag “Trashtag Challenge” ou “Desafio do Lixo“.

“Este é um movimento para inspirar as pessoas a serem melhores para o ambiente”, afirmou Craig Frazee, da UCO, à CNN.

A ideia é incentivar os internautas a recolher o lixo de áreas públicas e compartilhar as imagens na internet com o antes e depois. A iniciativa tem ganhado adeptos em todo o mundo, inclusive, no Brasil. 

Divulgação: Instagram

Até 2050, estima-se que a quantidade de lixo pode crescer cerca de 70% acima do previsto em 2016. Além disso,  3,4 bilhões de toneladas de lixo são gerados todos os anos. A reciclagem ainda é um desafio no Brasil e segundo levantamento do Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selurb), o Brasil perde R$ 5,7 milhões anualmente por não reciclar seu lixo.

Divulgação: Instagram

O aumento do poder de compra e o estímulo ao consumo desenfreado são assuntos, que devem permear a logística de produção. Uma das principais soluções para reduzir o impacto do problema na sociedade, é incentivar a redução do consumo. Além do incentivo à políticas públicas de destinação correta de resíduos, já que, no Brasil, apenas 22 milhões de brasileiros são contemplados por programas de coleta seletiva. Sem esquecer da necessidade de conscientizar, cada vez mais, a população sobre os impactos do descarte inadequado do lixo e a necessidade do consumo consciente.

O Mais Mulher entende o universo feminino e traz informação sobre alimentação saudável, atividade física, yoga, amor, sexo, moda, comportamento e beleza em um só lugar.