YOGA
Hatha Yoga, uma grande aliada no combate ao estresse
De acordo com o Instituto de Psicologia e Controle do Stress (IPCS), 34% dos brasileiros relatam níveis de estresse extremos.

E os números do estresse surpreendem entre os jovens. Um recente mapeamento do estresse por idade das pessoas identificou que 37% da geração Y, de 24 até 37 anos de idade, estão com níveis de estresse de moderado a alto. Entre 38 e 49 anos, esse índice chega a 31%. A pesquisa foi realizada com 40 mil pessoas em 13 capitais do Brasil.

Vestibular, mercado de trabalho, estabilidade financeira e relacionamentos pessoais estão na lista dos fatores de estresse entre os jovens. Bem, como tudo isso vai continuar existindo, é preciso buscar equilíbrio e bem-estar para encarar de frente qualquer desafio sem sobrecarregar a mente e desencadear uma série de outros sintomas prejudiciais à saúde.

A técnica antiestresse da Hatha Yoga, como todas as outras técnicas de Yoga, tem a finalidade de transformar padrões físicos, mentais, emocionais e psíquicos. Como característica, ela tem uma certa cadência, onde os movimentos são mais lentos porém intensos e sincronizados com a respiração. Sem contraindicação, ela não exige grande condicionamento físico do praticante que, gradativamente, vai realizando os ajustes e a precisão nas posturas.

Entre os benefícios da prática, está a melhor circulação energética no corpo (cada vez mais intensa) o que provoca a alcalinização do organismo, removendo assim os efeitos do estresse e reduzindo o ritmo das ondas cerebrais. Quem pratica Hatha Yoga com dedicação sente o maior controle da ansiedade e o amadurecimento da mente para a prática da meditação.

Vamos experimentar?

mestre em Yoga

Alexandre dos Santos é formado pela Associação Brasileira de Profissionais de Yoga (ABPY).

Ensina Yoga desde 1990 na Escola Jaya de Yoga.

O Mais Mulher entende o universo feminino e traz informação sobre alimentação saudável, atividade física, yoga, amor, sexo, moda, comportamento e beleza em um só lugar.