SAÚDE
Kefir pode ser um aliado no controle da pressão alta
Você já ouviu falar em kefir? A bebida é um leite fermentado rico em bactérias probióticas, que tem inúmeros benefícios à saúde.
Foto: Shutterstock

O kefir melhora a digestão, combate à gastrite, melhora a imunidade, aumenta a densidade óssea e ainda favorece a perda de peso.

Além desses resultados, a bebida pode ter um efeito positivo sobre a pressão arterial, interagindo a comunicação entre o cérebro e o intestino. Foi o que revelou um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Auburn, nos Estados Unidos, junto com experts da Universidade de Vila Velha, no Espírito Santo.

A pesquisa foi realizada com base em estudos anteriores que mostraram que o desequilíbrio na colônia de bactérias do intestino (microbiota) pode ocasionar pressão alta em alguns indivíduos. Para chegar ao resultado, o grupo de pesquisadores avaliou três grupos de ratos a fim de identificar como o kefir atuava na redução da pressão alta.

No estudo foram analisados três grupos. Um tinha hipertensão e foi tratado com o kefir. O outro grupo tinha hipertensão e não foi tratado. Já o último grupo tinha pressão normal e não foi tratado.

Os resultados mostraram que após nove semanas de tratamento com a substância, os ratinhos tratados com o kefir apresentaram uma diminuição significativa dos níveis de endotoxinas (substâncias tóxicas associadas à ruptura nas células), diminuição da pressão arterial, melhor permeabilidade intestinal (permitindo que o órgão trabalhe melhor), além de equilibrar quatro bactérias diferentes no intestino e uma enzima no cérebro responsável pelo funcionamento normal do sistema nervoso.

Foto: Shutterstock

O Mais Mulher entende o universo feminino e traz informação sobre alimentação saudável, atividade física, yoga, amor, sexo, moda, comportamento e beleza em um só lugar.