SE LIGA
Leite sem lactose? Nutricionista traz informação que faz bem
Diariamente, fica mais comum a frase em tom orgulhoso "Já estou tomando leite sem lactose!". Espera aí, será que realmente é uma mudança significativa na alimentação?
A nutricionista Flora Vieira explica o que é, na verdade, o leite sem lactose.
Entenda o que significa "Sem Lactose" nos rótulos do leite. (Foto: Pexels)

Primeiro, é importante você entender o que é lactose. A lactose é um carboidrato presente nos leites e derivados, que, para ser absorvido, conta com a presença de uma enzima chamada lactase produzida naturalmente pelo nosso organismo.

Caso o indivíduo não produza lactase de acordo com a quantidade de leite ingerido, ele pode apresentar sintomas gastrintestinais (náuseas, vômitos, cólicas e diarreia). Este é o intolerante à lactose sintomático. Porém, após a fase de lactação (primeira infância), nós humanos naturalmente não sintetizamos mais quantidades grandes de lactase, pois teoricamente não deveríamos beber mais leite (ainda mais leite de outra espécie). Esta explicação é para você entender que o LEITE SEM LACTOSE = LEITE COM LACTASE.

Nada é retirado do leite original, na realidade é acrescentada a enzima que digere a lactose. OU SEJA, todos os prejuízos metabólicos relacionados à complexidade do leite de vaca (todos os aditivos químicos adicionados, toda medicação e hormônios envolvidos na criação da vaca leiteira, todo agrotóxico presente na ração da vaca, o confinamento que a vaca é submetida) estão presentes no leite sem lactose.

Graduada em Nutrição com especialização em Nutrição Clínica Funcional e Fisioterapia Funcional, fala sobre temas ligados a alimentação saudável para crianças, gestantes, adultos e idosos.