DIETA
Lista de compras: 9 alimentos poderosos para incluir no seu carrinho
A fisiculturista fitness, Giovana Guido, listou nove alimentos poderosos. Ela, que é formada em Nutrição, explicou tudinho para o Mais Mulher. Obrigada, Gi!

Para alcançar ou manter a boa forma, seja por estética ou estilo de vida, é preciso avaliar a lista de compras. Alimentação é muito importante! Alguns alimentos, além de vitaminas, minerais, proteínas, gorduras boas e outros nutrientes, ajudam o organismo a funcionar melhor. Há os que deixam o raciocínio mais rápido, outros reduzem os sintomas da TPM, há os que melhoram a disposição, os que blindam nossa imunidade, que fortalecem unhas e cabelos… Procure saber mais sobre cada alimento e aproveite para fazer substituições no cardápio e estimular o metabolismo.

1- Frutas vermelhas

Para fugir de gripes e resfriados: Morango, amora, framboesa e mirtilo são ricos em bioflavonóides e antioxidantes que fortalecem o sistema imune da mesma maneira que a vitamina C. O ideal é consumir frutas frescas ou em forma de suco todos os dias. Quer ainda um toque extra em sua imunidade? Coma alho diariamente também. Basta um dente inteiro cozido em algum dos preparos e o nosso corpo já se beneficia. O enxofre desse tempero tem ação germicida, combatendo infecções.

2- Gengibre

Para dar energia e disposição: A raiz do gengibre possui gengiróis, substâncias que garantem energia instantânea. Ela também possui outros componentes estimulantes como as vitaminas A, B3, B6 e C, além de magnésio, selênio e zinco que afastam o cansaço. Algumas ideias de como incluir o gengibre na dieta: na salada, na comida japonesa, no suco de limão ou em chás. Duas colheres de sobremesa de gengibre ao dia aumentam a termogênese do corpo e melhoram a disposição cerebral para exercícios físicos e atividades de concentração.

Anote esta receita:

1 xícara de chá verde

½ copo de suco de abacaxi

½ colher de sopa de gengibre ralado

Canela a gosto

3- Arroz integral

Para unhas e cabelos fortes: Não bastasse ser fonte de fibras, selênio, vitaminas E e do complexo B, o arroz (assim como outros cereais integrais : aveia, trigo, cevada, etc.), é rico em silício orgânico, mineral que melhora a estrutura dos tecidos e aumenta a produção de elastina, colágeno e queratina. Quando há falta de silício orgânico no organismo, as unhas ficam quebradiças ou com manchas brancas e o cabelo cai, pois a formação de proteína depende em grande parte do silício. O ideal é consumir uma porção de algum grão integral de 2 a 3 vezes ao dia.

4- Óleo de coco

Rico em antioxidantes, ácidos graxos e vitamina E, o óleo de coco melhora o metabolismo da tireoide, auxiliando assim no emagrecimento (ele possui rápida digestão e absorção, o que acelera o funcionamento da glândula e do metabolismo de uma forma geral). Outra de suas funções é lubrificar a mucosa intestinal, reduzindo a constipação e controlando fungos e bactérias no intestino. Troque os óleos comuns pelo óleo de coco na hora de preparar os alimentos e também acrescente algumas gotas do óleo no iogurte, no shake, nas receitas e no café. Ele auxilia muito na saciedade, reduzindo seu apetite.

5- Linhaça

Para TPM: Poderosa em ácido graxo alfalinoleico, a linhaça ajuda a diminuir as taxas do colesterol ruim LDL e dos triglicérides, mas é o fitoquímico lignana que trabalha na redução dos sintomas da TPM e menopausa, pois ele possui efeito semelhante ao do hormônio estrogênio, amenizando assim os sintomas desagradáveis desses períodos. Além disso, a linhaça ajuda na prevenção de câncer de mama e melhora o funcionamento do intestino por conter gorduras boas e fibras. Use na vitamina, no iogurte, na salada, no bolo ou até mesmo no feijão. Recomenda-se no máximo 2 colheres de sopa ao dia.

6- Cúrcuma

Para prevenir o envelhecimento: A cúrcuma (ou açafrão) é ótima para prevenir envelhecimento e deixa sua pele mais bonita (ação dos alcaloides, terpenoides e flavonoides que agem contra oxidação). Possui também alto teor de betacarotenos (potente antioxidante que auxilia na formação de melanina e assim protegendo sua pele dos raios UVA e UVB). A CÚRCUMA também é rica em corcumenol – composto bioativo que evita a ação dos radicais livres. Você pode usá-la para temperar carnes, frangos, omelete, fazer risotos, feijão e arroz integral.

7- Geleia real

Para saúde e vitalidade: A geleia real é o alimento das larvas de abelhas durante os três primeiros dias de vida e o da abelha rainha durante toda a vida. Favorece o equilíbrio cerebral, estimula o funcionamento de glândulas, do aparelho digestório e dos glóbulos vermelhos do sangue. Auxilia no aumento da energia e vitalidade. Revitaliza todos os órgãos, previne esclerose, fraqueza, impotência, distúrbios da menopausa, reumatismo e bronquite. Atua como protetora da saúde e promove a longevidade. Auxilia na manutenção da vitalidade e desejo sexual também.

8- Peixe

Para raciocínio rápido: Salmão, atum, cavalinha e arenque são ricos em ômega 3, que melhora a função cognitiva. Cerca de 60% do cérebro é composto de gordura, metade pelo DHA (ácido docosahexaenoico), substância que nosso organismo não produz e que está presente nesses peixes de água profundas. Essa substância alimenta o cérebro, turbina a memória, auxilia na oxigenação das células cerebrais, melhora a condutividade do impulso nervoso e previne doenças degenerativas. Consuma os filés de 3-4x/semana.

9- Mamão Papaia

Para mais vitalidade sexual: A polpa alaranjada do mamão é boa fonte de cálcio, substância necessária para contração muscular associada à ereção masculina e ao orgasmo feminino. As sementes escuras são fonte de gorduras essenciais que auxiliam na produção de hormônios sexuais. Combine o mamão com outras fontes de gordura como abacate, coco ralado, óleo de coco, oleaginosas e/ou pasta de amendoim para turbinar ainda mais a produção de hormônios, garantindo assim, mais vitalidade sexual.

Para reparar melhor as mudanças no seu organismo e, consequentemente, no seu corpo, escreva um diário desde o primeiro dia das mudanças no seu cardápio, descrevendo como você se sente, o que mudou, etc. Isso motiva e ajuda em nossa reeducação alimentar.

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