AH, O MAR
Pra quem é do mar: Travessias aquáticas são a nova tara
Natação no mar, um esporte cada vez mais comum entre os que têm alma de esportista. Já pensou aliar os benefícios da natação com a experiência de nadar no mar?
Para quem ama o mar, travessias aquáticas são a nova tara. (Foto: Pexels)

Condicionamento cardiovascular, equilíbrio e melhora na musculatura. Luiz Lima, treinador e coordenador do projeto Natação no Mar fala sobre as diferenças entre o treino na piscina e o treino no mar.

Natação no mar e natação na piscina, quais as principais diferenças?

Existem particularidades em cada situação. Nadar na piscina é muito mais previsível. Cada atleta fica em uma raia, existem marcações no fundo da piscina, a temperatura em provas oficiais gira em torno de 26 graus, o nado é sempre plano, sem interferências de ondulações, ventos ou correntes.

Nadar no mar é estar sempre atento às variações. Ondulação, temperatura, vento, percurso, visibilidade, estratégia de prova e contato físico. Para quem nada no mar a visibilidade e a direção são muito importantes. Apesar da água salgada ser mais densa, proporcionando uma maior flutuação, as dificuldades da natureza tornam o nado no mar mais difícil e instável que a natação de piscina.

Qualquer pessoa pode praticar natação no mar?
A natação pode ser praticada por crianças, adultos e idosos. Qualquer pessoa pode praticar, desde que bem conduzida por um profissional habilitado.

Recomendações para iniciar
Importante realizar um exame de saúde. O médico saberá indicar os exames necessários.

Nadar no mar no verão ou no inverno é diferente?
A temperatura da água do mar é mais confortável e quente durante o inverno, em decorrência das correntes marítimas. Já no verão, as águas tendem a ficar bem mais frias. Mas isso também varia de acordo com a região do país.

Qual o tipo de alimentação adequada o nadador deve ter?
O nadador, assim como qualquer atleta deve ter uma alimentação equilibrada. Manter o peso ideal é um grande passo para ter uma vida de qualidade. Doces, refrigerantes, bebidas alcoólicas em excesso são inimigos de qualquer atleta.

Lugares mais bonitos no Brasil para realizar travessias
O Brasil é o país das águas abertas, das travessias! Temos a maior bacia hidrográfica do mundo, um litoral imenso com lindas baias e lagoas. Também temos água doce em abundância! O Point da Natação no Mar fica em Copacabana, onde foi disputada a prova Olímpica em 2016. Outros lugares que têm um visual incrível são: Manaus, Salvador, Guarda do Embaú (SC), Búzios, Porto Belo (SC) e Brasília.

Como funcionam os treinos?
Os treinos do projeto Natação no Mar acontecem as terças e quintas com turmas para iniciantes, intermediário e avançado, das 7h às 8h30, no Posto 6, em Copacabana. As distâncias variam de acordo com a aptidão individual de cada atleta, temos boias no mar que formam os circuitos. Contamos com pranchas de Stand Up para segurança, técnicos dentro d’água e salva vidas na areia.

Um circuito de travessias bem famoso é o Rei e Rainha do Mar que acontece em Copacabana.

O Mais Mulher entende o universo feminino e traz informação sobre alimentação saudável, atividade física, yoga, amor, sexo, moda, comportamento e beleza em um só lugar.