ONLINE
Considere plataformas de financiamento coletivo para seus projetos
Já parou para pensar que este movimento, conhecido como crowdfunding, nos estimula a realizar mais e de forma colaborativa? #JUNTO é bem melhor ;-)

Sem patrocínio de empresas ou apoio do governo, projetos autorais acontecem com a boa e famosa “vaquinha”. E o mais legal, eles fazem a diferença!

Catarse

Esse site acabou virando referência quando o assunto é plataforma de financiamento coletivo porque foi a primeira no Brasil. Desde que entrou no ar, em janeiro de 2011, o Catarse já agilizou um total de 52 milhões de reais para fazer acontecer 3.530 projetos criativos de pessoas como você. O site declara que nasceu por causa de uma dor: a ver gente brilhante com projetos engavetados. Se você tem alguns por aí também na gaveta, tente fazer possível por lá. Mal não há. Para termos uma base dos perfis dos projetos mais mobilizadores, a Catarse e a Chorus fizeram um levantamento em 2010.

Projetos realizados

52% Projetos artísticos e culturais independentes

41% Projetos com viés social ou ambiental

24% Projetos com viés empreendedor de empresas, produtos e iniciativas

Modelos de crowdfunding

Recompensa, donativos, empréstimo (empresas também podem participar como “microbanqueiros”) e equity (tipo uma bolsa de valores). Os dois primeiros modelos são os mais praticados aqui no Brasil. Quem financia não recebe nada em troca.

Algumas outras plataformas de financiamento coletivo

Vakinha

Benfeitoria

Juntos Com Você

Indiegogo

Cada site tem suas próprias condições e regras. Antes de criar sua primeira campanha para financiamento coletivo, defina bem dois pontos do seu projeto: objetivo (quanto mais claro melhor) e todos os custos envolvidos.

O Mais Mulher entende o universo feminino e traz informação sobre alimentação saudável, atividade física, yoga, amor, sexo, moda, comportamento e beleza em um só lugar.