SEXO
“Como manter a chama do meu relacionamento acesa?”. Sexóloga responde
Em consultórios de psicologia e sexologia, são recorrentes perguntas do tipo: "Faz tempo que já estamos juntos, como devo fazer?"
Relacionamentos duradouros que não perdem o encanto. Como faz?
Psicóloga especialista em educação sexual fala sobre como manter o desejo aceso entre o casal. (Foto: Pxhere)

O primeiro passo é não se acomodar na relação. Relacionamentos não têm vida própria como nos contos de fadas e nos filmes românticos, que forças mágicas juntam as “almas gêmeas” e todos vivem felizes para sempre, sem nenhum esforço nem dedicação.

Tem de querer que dê certo e se empenhar sempre. Então tenha em mente que em qualquer relacionamento é importante ter e manter o tripé:

  • Comprometimento (projeto de vida em comum);
  • Boa comunicação (capacidade para o diálogo);
  • Capacidade de partilhar segredos (cumplicidade).

Para preservar a chama acessa, fortaleçam os laços! Como? Dialoguem. Bebam juntos uma taça de um bom vinho. Celebrem os momentos felizes. Construam situações favoráveis (jantares, viagens, momentos a dois). Cultivem a paixão, dedicando-se à pessoa mais importante da sua vida. Sejam atenciosos, dê àquela pessoa o que ela precisa e não o que você acha que ela precisa.

Compreende a diferença? Para saber o que ele (a) quer e gosta, tem de conhecer, conversar, ouvir. Um bom exercício diário. Veja aqui que uso o plural, pois a relação deve ser cuidada pelo casal. Essa proximidade e carinho sempre alimentados deixam a sexualidade ali, à flor da pele. Um bom sexo é tão importante quanto o amor e o companheirismo.

Deem espaço ao papel de amante

  • Apimentem a relação indo a ambientes diferentes;
  • Promovam jantares românticos;
  • Viagem a dois;
  • Saiam para dançar;
  • Olhem nos olhos;
  • Riam, casais que riem juntos são mais felizes.

Elogiem sempre, os elogios sinceros aumentam a positividade e com isso o sentimento de admiração e o desejo sexual. E, resgatem sempre o apaixonar-se. Relembrem o que fez vocês se apaixonarem. Mantenham esse sentimento vivo.

E para ser sempre atraente, cuide bem de você, da sua autoestima, da sua vida. Assuma o controle da sua vida amorosa e sexual também. Essa independência e a autoconfiança são afrodisíacos.

Por fim, se você quer mesmo manter o relacionamento, qualquer problema conjugal será facilmente relativizado. E, assim, você terá o seu final feliz.

Persista apesar das dificuldades, elas fazem parte do relacionamento. Comprometa-se!

Amou as dicas? Elas são da psicóloga, psicopedagoga, sexóloga, especialista em Educação Sexual Carolina Freitas, integrante da equipe do Sexo Sem Dúvida.

O Mais Mulher entende o universo feminino e traz informação sobre alimentação saudável, atividade física, yoga, amor, sexo, moda, comportamento e beleza em um só lugar.