VIAGEM
Cores, cheiros e sabores! 5 antigos mercados locais para você conhecer
É fácil pensar em mercados locais, ou municipais, como a nova obsessão de viagem: entre 2004 e 2014, mais de 5.000 mercados locais surgiram nos Estados Unidos.

Gastronomia, alimentação consciente, produção orgânica, agricultura local. Os consumidores de hoje estão exigindo acesso a produtos frescos, locais e sazonais, além de cultivados sem produtos químicos. Mas nada tem de novo nisso. Mercados são parte da história da civilização há milhares e milhares de anos.

Há evidências de um mercado no centro de Pompeia, onde os moradores da cidade trocariam carnes e pães. O mercado de Pompeia não existe mais, mas você pode visitar outros 5 mercados locais conhecidos como os mais antigos do mundo.

1. Borough Market

Localização: Londres, Inglaterra

Borough Market, Inglaterra

O Borough Market, certamente, tem resistido ao teste do tempo com mais de 1000 anos de história. Em 1014, vendia tudo, desde milho, gado, pão, vinho e cerveja. Mudou de local várias vezes por causa de incêndios e outros fatores históricos. Sua atual encarnação, próximo à catedral de Southwark, fica em uma construção de 1756.

Horário de Funcionamento: Aberto de segunda a quinta-feira das 10h às 17h, sexta-feira das 10h às 18h; e sábado das 8h às 17h.

2. Queen Victoria

Localização: Melbourne, Austrália

Queen Victoria Market, Austrália

O Queen Victoria Market abriu oficialmente em 1878 com frutas, hortaliças e legumes. O mercado é notoriamente conhecido como o maior mercado da Austrália e um dos maiores mercados do mundo. Lá você encontra produtos frescos, carnes, queijos e produtos lácteos, assim como artesanato, cerâmica e tecidos. Entre as curiosidades do local é que parte do estacionamento era um cemitério e a construção já foi uma penitenciária feminina.

Horário de Funcionamento: Aberto de terça e quinta-feira das 06h às 14h, sexta-feira das 6h às 17h, Sábado das 6h às 15h, e domingo das 9h às 16h.

3. Easton Farmers

Localização: Easton, Pennsylvania

Easton Farmers, Pennsylvania

Desde 1752, Mercado Easton Farmers, ao ar livre, nunca parou. Inclusive, ele reivindica o título de o mercado a céu aberto com mais tempo em atividade interrupta. Entre Nova York, Filadélfia e Trenton, ponto de encontro perfeito para reuniões comerciais e comunitárias.

Em 8 de julho de 1776, o Mercado Easton Farmers ‘foi um dos três únicos lugares onde a Declaração de Independência foi lida publicamente.

Horário de Funcionamento: Durante o verão (de maio a dezembro), aberto sábado das 9h às 13h e, durante o inverno (de janeiro a abril) das 10h às 12h.

4. Istambul Bazar das Especiarias

Localização: Istambul, Turquia

Istambul Bazar das Especiarias

O bazar foi construído em 1660 para ajudar a financiar a construção de uma nova mesquita. O Mercado das Especiarias já foi chamado de mercado egípcio porque muitos vendedores eram egípcios que traziam especiarias para vender em Istambul. O Spice Bazaar logo se tornou o centro de comércio de especiarias de Istambul que permanece até hoje. Um turbilhão de cheiros e cores, com montes de especiarias empilhadas na frente de dezenas de lojas.

Horário de Funcionamento: Aberto de segunda-feira a sábado das 8h às 19h e domingo das 10h às 18h.

5. Campo de Fiori

Localização: Roma, Itália

Campo de Fiori, Roma

O Campo de Fiori é hoje o mercado mais popular de Roma, bem movimentado, com abundância de flores, frutas e legumes. No início de 1600, a praça foi usada para execuções. Giordano Bruno foi, ali, queimado vivo acusado de heresia porque alegou que as estrelas eram sóis distantes com planetas ao redor deles e que esses planetas potencialmente poderiam sediar formas de vida. Na verdade, ele insistiu que o universo era infinito. O que levou cientistas modernos a considerá-lo um mártir para a ciência. Em 1889, uma estátua foi erguida a Bruno no centro do Campo de Fiori.

Desde 1869, ali tem um mercado diário de legumes e peixes que vale muito ser visitado por ser um dos pontos mais pitorescos da Cidade Eterna e um clássico cenário da vida local.

Horário de funcionamento: Aberto de segunda a sábado das 7h às 13h30.

 

(Fonte: Food Travel About)

O Mais Mulher entende o universo feminino e traz informação sobre alimentação saudável, atividade física, yoga, amor, sexo, moda, comportamento e beleza em um só lugar.