CASAMENTO
Mas afinal, o que é terapia sexual? Avalie se vocês estão precisando
Terapia Sexual é a terapia destinada a tratar problemas sexuais. Ela é feita com técnicas específicas, é breve e objetiva.
Falta de desejo, disfunção erétil, inibição excessiva e outros incômodos são tratáveis, acredite.
Problemas no sexo? Talvez Terapia Sexual possa ajudar. (Foto: Shutterstock)

Como a terapia sexual acontece?

A terapia sexual busca resolver problemas relacionados ao sexo de forma definitiva e no menor tempo possível. No tratamento, as sessões duram geralmente em torno de 50 minutos cada, e são realizadas, geralmente, em um consultório. Em conversas entre cliente e especialista, fala-se sobre os bloqueios que podem prejudicar o sexo e diferentes maneiras de lidar com eles.

Note que a maioria, quase a totalidade, dos problemas sexuais tem causas psicológicas e emocionais, ou seja, ao fazer a terapia para problemas no sexo o paciente começa a notar que os antigos bloqueios, ansiedades e medos vão desaparecendo e a vida sexual vai melhorando.

Não há contatos íntimos com o paciente, todas as atividades são discussões e orientações técnicas e profissionais. O paciente/cliente observa sua evolução com cada sessão pela melhora que vai ocorrendo nas próprias relações sexuais.

Em quais casos a terapia sexual é indicada?

A terapia sexual é destinada a homens e mulheres, é possível realizá-la individualmente ou em casal. Não é necessário a presença do parceiro ou da parceira para o processo. É possível realizar a terapia sozinha. Individualmente ou em casal, são alcançados ótimos resultados.

Disfunções sexuais masculinas mais comuns

Disfunção erétil

Ejaculação precoce

Dificuldade de ejacular

Diminuição do desejo

Disfunções sexuais femininas mais comuns

Anorgasmia (dificuldade ou impossibilidade de alcançar o orgasmo)

Vaginismo (contração da vagina impedindo a penetração)

Dispareunia (dor durante a relação)

Diminuição do desejo

Benefícios de fazer Terapia Sexual

Fazer terapia sexual é melhorar o sexo, mas também ir além. É eliminar qualquer incômodo ou insatisfação, é conhecer a real vivência do sexo, como uma atividade íntima, prazerosa e saudável, sem medo ou neuras. Se você sofre com alguma questão sexual, não sofra com isso porque é possível solucionar o problema.

Psicólogo, terapeuta Sexual e co-fundador do portal Sexosemduvida.com, pós-graduado em Terapia Sexual pelo Instituto Brasileiro de Sexologia e Medicina Psicossomática de São Paulo (ISEXP/SP) e pela Faculdade de Medicina do ABC-São Paulo/SP. Com especialidades em Sexualidade, Orientação e Terapia Sexual e de Casal .