TÊNIS
Pisada Neutra, Pisada Pronada e Pisada Supinada: Qual é a sua?
Pode parecer que tudo é design só que não. As marcas de tênis estão sempre em busca da melhor tecnologia para proporcionar o melhor desempenho nas passadas.

Antes de escolher o super tênis, seu mais novo companheiro de endorfina, descubra como você pisa.
E, definitivamente, não escolha pelo preço. Mas pelo maior conforto na passada. Usar um tênis inadequado pode gerar lesão, sabia? Bem, há três tipos de pisada, são elas: Pisada Neutra, Pisada Pronada e Pisada Supinada. O tênis ideal é o que ajuda a corrigir o movimento dos pés.

Pisada neutra

Quando o impulso da passada é com toda a parte frontal do pé, começando com a parte externa do calcanhar e rotacionando ligeiramente para dentro. O contato com o solo é do lado externo do calcanhar, terminando a passada no centro da planta do pé. Cerca de 45% da população mundial tem essa pisada. Dos três tipos, é a que tem menos restrições na hora de escolher o tênis. Basta apenas um bom amortecimento.

Pisada Pronada

Ela começa com o lado esquerdo do calcanhar e finaliza perto do dedão e o pé tem uma rotação excessiva para a parte interna. Estima-se que 50% da população mundial tenha essa pisada que é mais comum em mulheres (uma espécie de preparação do corpo para a gravidez). Um tênis que tenha, além do amortecimento, um leve controle de estabilidade é o mais indicado.

Pisada Supinada

Ela utiliza a parte externa do pé, dando para sentir principalmente a área do dedo mínimo na hora do impulso. O esforço começa no calcanhar e o contato com o solo é com o lado externo do pé. Normalmente, pessoas como o pé cavo têm esse tipo de pisada, representando 5% da população. O pé costuma ser mais rígido. O ideal é um tênis com reforço no amortecimento, além de controle de estabilidade.

Como descobrir a sua pisada?

Vá a um médico ortopedista, melhor ainda se ele for especializado em tornozelo e pé. Outra forma de avaliar é pelo desgaste do solado. Pegue um tênis seu antigo (originalmente de solado reto) e perceba o desgaste.

Desgaste Uniforme: Pisada Neutra

Desgaste na Parte Interna: Pisada Pronada

Desgaste na Parte Externa: Pisada Supinada

tipos de pisada

O Mais Mulher entende o universo feminino e traz informação sobre alimentação saudável, atividade física, yoga, amor, sexo, moda, comportamento e beleza em um só lugar.