CARREIRA
Dicas para manter-se mais focada no trabalho e nas suas realizações
O novo ano já se anuncia. Que tal incrementar o seu lado profissional utilizando técnicas simples no dia a dia? Comece 2018 focada no que deseja fazer acontecer!
Mais produtividade e maior qualidade!
Dicas para aumentar o seu foco nas tarefas de trabalho. (Foto: Pexels)

O nosso mundo é repleto de distrações! É internet, WhatsApp, redes sociais… isso sem contar as distrações normais de um ambiente de trabalho, como colegas conversando, aquele seu amigo que sempre lhe interrompe para fazer uma piadinha e muito mais. Mesmo em home office, os ladrões de atenção são muitos.

O problema é que estar focado é um dos principais fatores para aumentar a produtividade e a qualidade do trabalho. Ser multitarefa pode ser uma habilidade importante hoje em dia, mas ela também traz desvantagem. Estudos comprovam que fazer muitas tarefas ao mesmo tempo reduz a nossa inteligência, diminuindo nosso QI. Ou seja, ficamos mais vulneráveis a cometer erros bobos.

Dicas para ter mais foco no trabalho

Encontre um propósito em cada tarefa

Antes de começar qualquer coisa, pergunte-se por que você deve fazer a tarefa. Sem um objetivo maior, ela certamente será sem graça e entediante. Mesmo que o trabalho seja algo mecânico, coloque-o em uma perspectiva maior, de forma macro como parte de um projeto.

Escolha uma excelente combinação de mesa e cadeira

Pode parecer bobeira, mas pode ajudar muito a ter foco. Ficar procurando posição para sentar, ou ficar desconfortável atrapalha a concentração. Uma estação de trabalho confortável e ergonômica permite muitas horas de trabalho sem prejudicar o seu bem-estar.

Mantenha o seu posto de trabalho organizado

Ter muitas coisas ao alcance das mãos ou em cima da mesa de trabalho é altamente prejudicial para o foco. Por isso, tenha apenas ao alcance apenas o que você realmente irá usar. O que não for imprescindível guarde em gavetas ou prateleiras. Tenha uma área especialmente para alimentos e bebidas, para a sua bolsa e itens pessoais.

Deixe o computador livre de dispersões

Isso é muito importante para as pessoas que usam computador para o trabalho, ou seja 99% das pessoas: tenha atalhos para todos os programas que você usa rotineiramente. Coloque em apenas uma pasta todos os arquivos relacionados a cada projeto ou tarefa. Em seguida, assegure-se de que o seu PC está sempre livre de vírus para evitar que depois de horas de trabalho você perca tudo!

Tenha água e lanchinhos próximos a sua mesa

Beber água não apenas refresca, como é essencial para uma vida saudável. Certifique-se de ter água perto de você, bastando esticar o braço. Dessa forma, você fica focado no trabalho em vez de caminhar até a copa ou bebedouro e se tornar presa fácil de possíveis distrações.

Além de ter água perto, lanches rápidos na gaveta também ajudam e muito!

Faça uma lista diária de seus afazeres

É sempre útil uma lista de tarefas ao lado do seu PC (ou em qualquer lugar visível na área de trabalho). Então, coloque sua lista em uma folha de papel em local visível para você, fora do celular ou do computador.

Priorize as tarefas mais importantes

A primeira hora no trabalho é onde a maioria das pessoas é mais produtiva. Isso ocorre porque toda a nossa energia ainda está ali concentrada. Durante a primeira hora de trabalho, comece então por tarefas difíceis e desafiadoras e termine o dia com as tarefas de rotina que você acha mais chatas. Tais métodos fazem você ficar focado no trabalho, sem gastar muito tempo em fazer tarefas que você não gosta no momento de mais energia produtiva. Faça isso e você não ficará estressado com projetos importantes no final do dia útil.

Informe a todos sobre seu esquema de trabalho

Se você está empenhada em ficar focada em algo, informe aos outros. Importante as pessoas no trabalho saberem identificar o seu “tempo livre” e o “tempo focada”, assim você não será interrompida, apenas se o assunto for realmente muito urgente.

Coloque os seus fones de ouvido

Na maioria dos escritórios, existem vários ruídos que podem ser aliviados, como: polidor de piso, carrinho de correio ou café, colegas de trabalho falando, telefones tocando, sons de equipamentos e coisas caídas no chão. Proteja-se com fones de ouvido, mesmo sem música, eles ajudam a focar no trabalho.

Fique inacessível no celular e longe das redes sociais

Nem todas as chamadas são urgentes! Aliás, a maioria não é. Então, passe o telefone celular para o modo silencioso sempre que desejar aplicar toda a sua atenção no trabalho. Você também pode optar por ativar o serviço de correio de voz. Para as mensagens instantâneas, defina o status para “ocupado” ou fique “invisível” enquanto trabalha.

Redes sociais não precisam de verificação o tempo todo. Então, discipline-se para fazer o login somente quando tiver minutos extras. Além de tirar o nosso foco, há muita informação que ocupa a mente de forma desnecessária.

Organize seus e-mails

E-mails pessoais podem ser separados dos e-mails de trabalho, assim como promoções, atualizações de seus sites e outros. Uma boa maneira de evitar isso é ter um endereço de e-mail separado para o trabalho, que seja diferente do e-mail pessoal. Verifique seus e-mails somente quando terminar com a (s) tarefa (s) mais importante (s) do dia ou em horários pré-determinados. Limite o seu tempo de e-mail também.

E lembre-se: a concentração é finita! Estudos comprovam que estamos realmente focados, em média, apenas seis horas por semana. Por isso, temos que fazer um excelente uso delas, certo? Tente evitar de ser multitarefa! Quando ela é a norma, seu cérebro se adapta rapidamente e você perde a capacidade de se concentrar, uma vez que a distração se torna um hábito.

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresária, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.