TREINOS
Sem desculpinha! Lembre-se que fita de suspensão existe, baby
“Ah, mas eu viajo muito, fica difícil malhar”, “Não tenho como ir à academia por causa das crianças” ou "Estou sem grana esse mês". Até quando vai se enganar?
Exercícios com o peso do corpo.
Autonomia para malhar onde e quando quiser! (Foto: Shutterstock)

Hoje, com tantos recursos, não há justificativas para deixar de incluir atividade física na rotina. Praticar exercícios com regularidade é essencial para uma vida saudável. Se você busca uma solução fitness compacta, portátil e a um custo benefício vantajoso para ter em casa, a fita de suspensão pode ser uma excelente opção.

Foto: Site TRX

Foto: Site TRX

O Treinamento por Suspensão aumenta a resistência muscular do corpo, ou seja, torna o corpo mais forte (o que não quer dizer musculoso). Criado pelas forças especiais da Marinha, esse acessório para exercícios físicos é extremamente prático, leve e não ocupa espaço. A fita portátil permite a realização de vários movimentos onde estiver: em casa, na praça ou no quarto de hotel durante suas viagens.

É comum ver ciclistas, nadadores, corredores e outros atletas usarem a fita de suspensão em seus treinos. Muitas academias e clubes também já oferecem treinos por suspensão (Diga-se: de suar baldes e pedir para sair!). Mitch Rice, gerente fitness TRX, a marca mais famosa dessas fitas, fala dos fundamentos e benefícios do equipamento:

Diga adeus aos halteres

Halteres  são volumosos, difíceis de manobrar e você não vai sentir falta deles, coloca Rice. “Os participantes usam seu próprio peso corporal para os movimentos funcionais que nos dão estabilidade e melhoram nossa flexibilidade. Muitos exercícios de treinamento de peso tradicionais só isolam um ou dois músculos. Os exercícios na fita de suspensão são projetados para envolver vários grupos musculares através de movimentos compostos. Isto significa que o trabalho é realizado de forma mais eficiente, em menos tempo e sem precisar de diferentes equipamentos”.

É possível começar em qualquer nível

A fita permite a realização de exercícios mais simples, para iniciantes, e mais elaborados para atletas. “Se você não tem grande equilíbrio, você pode começar com uma ampla base de apoio com os dois pés no chão. Conforme o corpo vai ficando mais forte, a estabilidade melhora e os exercícios podem ser realizados com maior nível de complexidade, usando apenas uma perna, por exemplo.”

Mais praticidade impossível

“É leve e portátil. Para usar, basta pendurar em uma porta ou fixar um suporte na parede. A fita pende de um mosquetão principal que suporta duas tiras de seis pés com alças e berços nas extremidades. Por fivelas, é fácil ajustar as guias para alongar ou encurtar as tiras”.

Foto: Site TRX

Foto: Site TRX

Movimentos familiares ao nosso dia a dia

“Muitos exercícios bem conhecidos de treinamento de resistência podem ser executados na fita: como flexões e agachamentos. ”

Outro ponto favorável da fita é que há tutoriais de exercícios em diferentes níveis na web. Milhares de instrutores, atletas e especialistas em performance de alto rendimento colaboram em rede, como por exemplo no TRXtraining,  treinamento por suspensão. À medida que novas descobertas de treino vão surgindo, você fica sabendo para incluir nos seus treinos. Legal né?

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